Abert divulgou nota afirmando que a ordem de suspender a exibição de Casa dos Artistas é censura

A Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV divulgou nota ontem afirmando que a ordem de suspender a exibição de "Casa dos Artistas" é censura. O "reality show" do SBT foi tirado do ar anteontem por determinação da 2ª Vara Federal de Guarulhos, que puniu a exibição de cenas em que os participantes simularam posições sexuais.

Veja a nota:

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão vem manifestar seu repúdio à decisão da Juíza da 2ª Vara Federal de Guarulhos que, a pedido do Ministério Público Federal, suspendeu na noite de ontem a exibição de um programa do SBT. Tal decisão viola as Liberdades de Expressão e Informação consagradas pela Constituição Federal.

A duras penas, a sociedade brasileira baniu de nossa legislação a prática da censura. Diz a Constituição que é "vedada toda e qualquer forma de censura de natureza política, ideológica e artística" e que nem mesmo a lei poderá criar embaraços a tais liberdades. O que se espera do Poder Judiciário, como guardião da Justiça, é que faça cumprir a lei, rechaçando qualquer tentativa de violação dos citados princípios constitucionais.

Sejam quais forem as razões que motivaram a decisão judicial, nada justifica a violência cometida. A lei faculta a todos aqueles que se julgarem ofendidos pela programação das emissoras de televisão as medidas judiciais para buscar a reparação dos danos eventualmente causados. O que não pode se admitir é a prévia proibição de um programa. O ato é de censura.

Atitudes como a em questão contrastam com o estágio de amadurecimento de nossa democracia, ainda que cometidas com o falso pretexto de defender a sociedade.

Informação: Sulrádio/ Folha de São Pulo/ ABERT


Rádio AGERT

Exportações de suínos e frangos registram crescimento este ano

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, analisou o desempenho do setor de proteína animal neste ano tanto no mercado externo como no interno.

FCDL-RS comemora aprovação da MP da Liberdade Econômica e cobra mudanças na Substituição Tributária

O presidente da FCDL-RS, Vitor Koch, considerou extremamente positiva a aprovação da MP da Liberdade Econômia. Ele defendeu mudanças na Substituição Tributária aqui no Estado. 

XXV Semana Estadual da Pessoa com Deficiência aberta no Estado

O secretário da Justiça, Catarina Paladini, destacou que em várias cidades ocorrerão eventos dentro da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. Informou ainda que uma nova proposta de legislação será encaminha ao parlamento sobre o setor.