Conselho homenageia rádios e critica fusão de TVs

Uma homenagem às rádios públicas no Brasil por ocasião dos 50 anos da morte de Edgar Roquete Pinto, considerado um dos patronos da radiodifusão no Brasil, foi prestada nesta segunda-feira pelo Conselho de Comunicação Social. A filha de Roquete Pinto, a professora Carmem Lúcia, participou da homenagem. Em 1923, Edgar Roquete Pinto, considerado o "pai do rádio brasileiro", inaugurou a primeira estação de rádio no Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que tinha também finalidade educativa e cultural.

De acordo com a filha de Roquete Pinto, o rádio continua tendo uma importância fundamental. "O rádio é importantíssimo, sem desmerecer outros meios de comunicação que cada vez aparecem mais. Ele continua tendo a mesma importância, não só porque 12 milhões de brasileiros não têm energia elétrica, mas porque ele se propõe a uma divulgação enorme da parte cultural e educacional."

Fusão de TVs
O Conselho de Comunicação Social também discutiu o recente anúncio da fusão de duas operadoras de TV por assinatura no Brasil: Sky e Direct TV. Segundo o presidente do Conselho de Comunicação Social, José Paulo Cavalcanti Filho, esse é um assunto que preocupa e que está sendo estudado pelos conselheiros. "Informação é interesse estratégico, é soberania. Toda a legislação brasileira assinala o controle de conteúdo. Essa fusão é um precedente perigoso, porque faz com que quase 100% do público que utiliza TV por satélite fique sintonizado em um canal controlado por estrangeiros".

Cavalcanti disse ainda que o Conselho de Comunicação Social vai apresentar, na reunião do próximo dia 8 de novembro, uma posição formal sobre a fusão das TVs por assinaturas.

Informação: Sulrádio/ Agência Câmara


Rádio AGERT

Setor de bares e restaurantes ainda enfrenta dificuldades do período da pandemia

O presidente estadual da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), João Melo, comentou sobre os resultados da pesquisa da entidade com empresas do setor que apontou que 55% tiveram prejuízos em fevereiro.

ARI lança campanha contra a disseminação de Fake News

O presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), jornalista José Nunes, destacou os objetivos da Campanha "O Direito e o Dever de Duvidar". Uma iniciativa institucional de alterta à população gaúcha sobre a disseminação de notícias falsas, áudios e vídeos manipulados, principalmente pelas mídias digitais e com uso da inteligência artificial.

Inclusão Digital do assistido é um dos focos principais da gestão do novo Defensor Público-Geral

O defensor público Nilton Leonel Arnecke Maria é o novo Defensor Público-Geral do Estado para o biênio 2024/2026. É a terceira vez que ele comanda a entidade. Nilton Leonel destacou quais as prioridades da sua gestão.