Campanha pede que a população desligue a televisão por uma hora

No próximo dia 17 de outubro será comemorado o Dia de Luta pela Democratização da Comunicação. A data também foi escolhida pelos coordenadores da campanha Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania, para protestar contra os programas apelativos exibidos pela televisão brasileira. Ele pedem que nesse dia, um domingo, todos desliguem os aparelhos de televisão por uma hora, entre 15h e 16h.

Em entrevista à Rádio Nacional AM, da Radiobrás, o coordenador da campanha, Orlando Fantazzini, resumiu como baixaria algumas programações de televisão que estimulam as pessoas a agir contra a lei. "Você não pode degradar a imagem do ser humano, não pode instigar a violência, não pode fazer apologia ao crime, não pode disseminar o preconceito racial, étnico, de gênero e assim por diante".

Ele afirmou que esse tipo de cena não contribui para a formação intelectual de crianças. "Você pode informar a sociedade de eventos, mas não precisa espetacularizar a desgraça ou a violência para conseguir índices de audiência", disse.

Na opinião de Fantazzini, o espectador carece de alternativas na televisão. Ele afirma que apesar de existirem programas de altíssima qualidade, produzidos pelas televisões públicas, as emissoras comerciais ainda conseguem se impor perante o telespectador, porque não têm conhecimento dessas outras emissoras.

Sobre as novelas, Fantazzini afirmou que elas induzem a um comportamento social. "A novela acaba reafirmando alguns conceitos ou preconceitos. O que é totalmente negativo para a sociedade", diz.

O coordenador da campanha lembrou que mesmo as televisões comerciais têm a obrigação constitucional de apresentar programas educativos, informativos e formativos. Ele citou como exemplos de bons programas o infantil Castelo Rá-Tim-Bum, o programa do apresentador Serginho Groisman, para adolescentes, o Vitrine e o Diálogo Brasil. "Lamentavelmente, muitos deles são exibidos em horários muito avançados e isso impossibilita boa parcela da população de assistir".

Como programas "sofríveis", Fantazzini citou os dos apresentadores João Kleber, Ratinho e Márcia Goldsmith. "Não tem nada que preste nesses programas. O exame de DNA se tornou um espetáculo público. E quem leva isso ao ar não tem responsabilidade nenhuma, nenhum senso de respeito pelas crianças", disse.

Informação: Sulrádio/ Agência Brasil


Rádio AGERT

PIB do Estado cresceu 1,7% em ano com seca

O pesquisador do Departamento de Economia do Estado vinculado à Secretaria de Planejamento, Martinho Lazzari, analisou os números do PIB de 2023. Para este ano, a possibilidade de crescimento maior como consequência da melhor safra agrícola.

TRE-RS promove Diálogos com a Sociedade na próxima terça-feira (02/04)

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, informou que o evento ocorrerá no dia 2 de abril, no Auditório do TRE-RS e transmitido pelo canal do Youtube do tribunal. Ele falou que será uma oportunidade da sociedade se manifestar sobre as dúvidas em relação ao processo eleitoral.

Melo diz que Porto Alegre vive um canteiro de obras

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, fez um balanço na Federasul das obras em andamento na capital do Estado. Mesmo admitindo ainda não ser candidato, Melo disse que vai procurar o PSDB e o PL se eles não tiverem candidatos próprios à prefeitura da cidade.