O Rádio faz a sua estréia em Cannes

Junho é o mês de Cannes para os publicitários do mundo todo. Cannes Tem a mesma importância do Oscar para todos que gostam de cinema. Mas o Festival de Cannes de 2005 traz uma novidade: pela primeira vez o Rádio fará parte do Festival e o jurado brasileiro nessa categoria é o nosso Lula - Lula Vieira, Sócio Diretor da VS Comunicação, apaixonado pelo Rádio desde a juventude.
Chico Socorro

Em função de sua paixão pelo Rádio, Lula reuniu um acervo com mais de cinco mil jingles e peças de rádio e que estão disponibilizados na ESPM de São Paulo.

Essa presença do Rádio no Cannes Lions coincide com uma série de fatos que apontam para uma valorização do Rádio como mídia entre nós. É o Lula quem afirma: "depois de muito tempo no ostracismo, o meio Rádio voltou a ter peso no mercado brasileiro. Houve uma modernização fenomenal das emissoras que investiram muito na digitalização e na qualidade das transmissões. A programação também evoluiu verticalmente. Tem rádio AM que está ganhando em volume de audiência de alguns programas de televisão". E Lula cita o programa do padre Marcelo Rossi no Sistema Globo de Rádio.

Coincidentemente, foi encerrado no dia 20 de maio o 23º. Congresso Brasileiro de Radiodifusão em Brasília em que o Rádio foi alvo especial de atenções. Discutida a questão da escolha do modelo de Rádio e TV digital que será utilizado no Brasil, ficou claro que o modelo para o meio Rádio poderá ser decidido ainda este ano.

Um outro aspecto da evolução do Rádio está na forma do uso publicitário do meio.

Além da idéia de criar e produzir peças menores, de 5, 10 segundos de duração, Lula ensina que: "ninguém está mais restrito aos spots e ao jingles. As fórmulas são múltiplas, mais audaciosas e focadas na segmentação que é a essência do rádio. O jingle e spot ganharam primos e essa diversidade precisa ser contemplada pelos criativos. Podemos fazer promoções, merchandising, usar o comunicador, criar novelinhas, etc "".

O Rádio, de cujas entranhas nasceu a própria Televisão (os primeiros artistas da TV vieram do Rádio) foi, de certa forma "esmagado" pelo meio que aliou a imagem ao áudio. Por outro lado, o surgimento, há 40 anos, dos vários prêmios de publicidade em que a Televisão acabou assumindo o papel de estrela maior, colaborou para que o Rádio fosse gradualmente marginalizado nas agências de publicidade. Noutras palavras, verificou-se a ascensão vertiginosa da TV de um lado e o ostracismo gradual do Rádio do outro.

Acreditamos firmemente que o processo de revalorização do Rádio depende muito de como esse meio é percebido pelos publicitários, em especial pelos profissionais de Criação. Dito de outra forma, é preciso reconstruir o "Glamour" do Rádio como meio publicitário eficaz, ressaltando as suas virtudes intrínsecas: o Rádio como companheiro e como o único meio que desperta a imaginação. Que venha Cannes e que o Rádio mostre, de vez, que é uma Mídia perene e charmosa.









Informação: Sulrádio/ Caros Ouvintes


Rádio AGERT

Governo do Estado assina decreto para beneficiar setor leiteiro no RS

O governador em exercício Gabriel Souza assinou, o Decreto 57.571/2024, que altera regras para concessão de benefício fiscal a empresas do setor. A medida proíbe, a partir de 2025, a concessão a empresas que utilizam leite em pó ou queijo importados em seu processo industrial. A Rádio Agert ouviu  o governador em exercício Gabriel Souza, Marcos Tang e Guilherme Portella

Aquisições e fusões de empresas deverão crescer 15% este ano

O analista senior da Stonecapital, Guilherme Luft Mendes, analisou o mercado de fusões e aquisições de empresas nos primeiros meses do ano. Ele projetou um crescimento de 15% até o final de 2024.

Apesar da forte concorrência, rede de farmácias promete abrir 60 lojas este ano

Palestrante do Menu POA da Associação Comercal de Porto Alegre, o diretor executivo do Grupo Panvel, Roberto Coimbra dos Santos, destacou que o setor tem uma forte concorrência. Ele informou que 60 novas lojas serão abertas este ano nos 4 estados onde a emrpesa atua.