O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse em Belo Horizonte que Minas Gerais tem todas as qualificações para atrair fábricas de semicondutores e outros componentes para a TV digital. A declaração foi feita quando o ministro se reuniu, na semana passada, com o governador Aécio Neves para tratar do assunto.
O ministro lembrou que empresas instaladas em Santa Rita do Sapucaí (MG), cidade que se encontra na região conhecida como o Vale do Silício do Brasil, já produzem conversores (set top boxes), que vão ser usados em aparelhos de TV para converter sinal analógico para digital.
Hélio Costa salientou também que Minas concorre com Rio Grande Sul, além do pólo industrial de Manaus, na disputa para atrair indústrias de semicondutores. "Já produzimos o conversor em Santa Rita, mas é importante que os nossos empresários do setor tenham as mesmas facilidades que estão sendo dadas ao pólo industrial de Manaus, tem espaço para todos produzirem e ganharem, especialmente o consumidor", afirmou.
A Medida Provisória que vai tratar do assunto ainda está sendo elaborada pelo Governo Federgal e vai abordar não apenas a implantação da unidade para semicondutores, como também facilitar a instalação de fábricas para os conversores e dos próprios aparelhos de TV. Esse mercado vai movimentar R$ 10 bilhões anuais na próxima década.
Informação: ABERT / Barbacena On Line - Notícias - TV Digital

