Justiça acata recurso da Abert que beneficia rádios comerciais

Em recurso proposto pela ABERT, as rádios comerciais obtiveram uma nova vitória sobre as rádios comunitárias.

Ainda em 2014, a ABERT ingressou com ação judicial contra as inovações trazidas pela portaria nº 197/13, que alteravam as regras de funcionamento das rádios comunitárias, causando grave prejuízo aos nossos associados.

À época, o Juiz da 16ª Vara Federal determinou, em caráter liminar, que o Ministério das Comunicações suspendesse a aplicação de dois itens da portaria nº 197: o que garantia o apoio cultural das rádios comunitárias pelo poder público e o que permitia a obtenção de canal alternativo e não exclusivo.

A ABERT entrou com recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região e conseguiu, nessa instância superior, que fosse determinada, também, a suspensão do dispositivo da portaria que permitia que o sinal das rádios comunitárias ultrapassasse o raio de cobertura de 1 km.

Assim, os três pontos da portaria nº 197 citados pela ABERT na referida ação judicial estão liminarmente suspensos.

A ABERT seguirá na luta intransigente dos direitos dos seus associados.

 

Fonte: Abert

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Rádio AGERT

Exportações do agronegócio gaúcho foram de US$ 3,1 bi no segundo trimestre de 2025

O pesquisador do Departamento de Economia e Estatística (DEE), Sérgio Leusin Júnior, detalhou os resultados da exportações do agronegócio gaúcho no segundo trimestre deste ano. O setor foi responsável por 66,7% das vendas externas do Estado. 

Habilitação de dois frigoríficos gaúchos para a Indonésia abre novas oportunidades de exportação

O presidente executivo do Sindicato das Indústria de Carnes e Derivados no RS (Sicadergs), Ronei Lauxen, considerou positiva para a economia do Estado e a pecuária gaúcha, a habilitação dde dois frigoríficos de Alegrete e Bagé para exportar para a Indonésia, um país com 270 milhões de habitantes.

Emplacamentos de veículos tiveram queda de 9,19% em agosto na comparação com julho

O presidente do Sincodiv/Fenabrave-RS, Jefferson Fürstenau, informou que em agosto foram emplacados 14.947 unidades contra 16.459 em julho. No acumulado do ano até agora ocorreu uma redução de 0,59%.