Justiça acata recurso da Abert que beneficia rádios comerciais

Em recurso proposto pela ABERT, as rádios comerciais obtiveram uma nova vitória sobre as rádios comunitárias.

Ainda em 2014, a ABERT ingressou com ação judicial contra as inovações trazidas pela portaria nº 197/13, que alteravam as regras de funcionamento das rádios comunitárias, causando grave prejuízo aos nossos associados.

À época, o Juiz da 16ª Vara Federal determinou, em caráter liminar, que o Ministério das Comunicações suspendesse a aplicação de dois itens da portaria nº 197: o que garantia o apoio cultural das rádios comunitárias pelo poder público e o que permitia a obtenção de canal alternativo e não exclusivo.

A ABERT entrou com recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região e conseguiu, nessa instância superior, que fosse determinada, também, a suspensão do dispositivo da portaria que permitia que o sinal das rádios comunitárias ultrapassasse o raio de cobertura de 1 km.

Assim, os três pontos da portaria nº 197 citados pela ABERT na referida ação judicial estão liminarmente suspensos.

A ABERT seguirá na luta intransigente dos direitos dos seus associados.

 

Fonte: Abert

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Rádio AGERT

Presidente da OCERGS faz balanço do setor em 2025 e projeta o próximo ano

O presidente da Ocergs, Darci Hartmann, disse que o ano foi desafiador para o cooperativismo agropecuário. Falou também do impacto da Reforma Tributária para o agronegócio.

Presidente reeleito da Febrac destaca os desafios da nova gestão

O presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadres de Animais de Raça (Febrac), Marcos Tang, foi reeleito para o biênio 2026-2027 no comando da entidade. Ele falou para a Rádio Afert os desafios da sua nova gestão. 

"Não tem espaço para uma terceira via na sucessão presidencial", diz analista político e professor do Insper

A CDL Porto Alegre promove nesta quinta-feira, no Instituto Caldeira, o evento Cenários 2026 - projetando tendências que inspiram o Futuro do Seu Negócio. Um dos palestrantes será o professor do Insper e analista político Carlos Melo. Ele falou para a Rádio Agrt sobre a sucessão presidencial, dificuldades na renovação no Congresso Nacional e por que o PT nunca venceu eleição para governador de São Paulo.