Dia Mundial do Rádio é celebrado na próxima terça-feira (13/02)

O Dia Mundial do Rádio será celebrado no próximo dia 13, terça-feira. Tradicionalmente, a UNESCO promove uma grande ação em todo o mundo para celebrar a data e enfatizar a importância do rádio como meio de informação, entretenimento e conexão. Este ano, a relação entre o meio rádio e os esportes é o tema principal e ganha relevância num ano de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo 2018. O rádio e o esporte são ressaltados como promotores da diversidade, igualdade e paz na sociedade.

Em entrevista à Rede AERP de Notícias, o coordenador de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil, Adauto Cândido Soares, afirmou que a organização considera o rádio o principal meio de comunicação devido à sua capilaridade e por ser acessível à grande população mundial. "O rádio tem condições de chegar onde nenhum outro meio de comunicação chega, principalmente as novas tecnologias. O acesso da grande população às novas tecnologias ainda é muito restrito, sobretudo em países mais pobres", destacou.

Soares lembrou que a escolha da data se deu em função do dia em que se celebra o aniversário da Rádio ONU, que existe desde 1945 e possui papel fundamental no mundo.

Para celebrar a data, a UNESCO está incentivando a promoção de atividades e eventos que podem ser cadastrados no site: www.diamundialradio.org

Promova uma ação, compartilhe os materiais da campanha e fortaleça ainda mais o rádio.

Sugestões de atividades para celebrar a data:

1. Organize e transmita um evento esportivo cultural.

2. Ofereça o microfone a uma mulher radialista.

3. Dê destaque a esportes femininos e mistos.

4. Apresente um programa de rádio com o tema "gênero e esportes".

5. Crie um programa de rádio sobre os esportes pela paz.

6. Especial "Momentos esportivos históricos".

7. Crie uma seleção de músicas esportivas.

8. Envolva suas redes e seus parceiros.

9. Organize uma retransmissão de rádio.

10 .Compartilhe o conteúdo do Dia Mundial do Rádio UNESCO.

Fonte: AERP