Entidades da Radiodifusão do PR, SC e RS lançam o GSul em Brasília

As entidades representativas das emissoras de Rádio e Televisão do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul lançaram nesta quarta-feira (18), na Câmara dos Deputados, em Brasília, o "GSul", iniciativa que pretende destacar as potencialidades da Região. O evento reuniu os parlamentares das três bancadas do Sul no Congresso Nacional.

O movimento é resultado de uma ação conjunta e inédita da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná – AERP, a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão – AGERT e dos três Sindicatos das Empresas de Rádio e Televisão da Região.

A região é responsável por quase 17% do PIB brasileiro, que apresenta as menores taxas de desemprego, as maiores expectativas de vida (com SC na liderança), além do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul figurarem entres os cinco estados com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Apesar da potência econômica e social, a representação política não corresponde à importância da Região, que conta com apenas 77 deputados federais, o que representa 15% da Câmara Federal.

Para o presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, trata-se de uma iniciativa inédita que visa o fortalecimento da mídia dos três Estados do Sul. 

Os senadores Ana Amélia Lemos (PP), Lasier Martins (PSD) e 19 parlamentares gaúchos participaram do evento.Também prestigiaram o lançamento o deputado federal Alex Canziani, presidente da Frente Parlamentar da Mídia Regional, Paulo Tonet, presidente da ABERT e André Dias, diretor Institucional da Abratel.

Fonte: Acaert/Aerp