Radiodifusão gaúcha celebra os 50 anos da Agert

Presidente da Entidade, Alexandre Gadret, ressaltou a preocupação dos radiodifusores com o cerceamento à liberdade de expressão.

A noite do dia 13 de dezembro de 2012 ficará gravada na memória e na história das associadas à Agert como uma grande celebração aos 50 anos da entidade e de afirmação aos valores da radiodifusão, como a liberdade de imprensa. "Estamos muito atentos no que está acontecendo no ambiente estadual com a criação do Conselho Estadual de Comunicação. Nossa preocupação é que qualquer constrangimento que possa ser gerado por algum conteúdo de algum veículo de comunicação seria o mesmo que reativarmos uma nova forma de censura. Isso é um retrocesso, inadmissível e nós temos sempre que combater qualquer possibilidade de atividade normativa que possa constranger um veículo de comunicação", enfatizou o presidente da Agert, Alexandre Gadret em seu discurso de abertura.

Could not load widget with the id 24.

A celebração que aconteceu nos salões da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, reuniu centenas de radiodifusores do Rio Grande do Sul que comemoraram juntos as conquistas e lutas desde que a entidade nasceu em 1962. Na ocasião, ex-presidentes, diretores de emissoras, autoridades nacionais, estiveram acompanhando de perto o evento que teve transmissão ao vivo pela internet, além de boletins gravados e fotos da festividade que foram disponibilizadas no site da Entidade ao longo da celebração.

O presidente da Abert, Daniel Slaviero, afirmou que no topo de prioridades da entidade para 2013, está firmado em dois pontos, a Flexibilização da Voz do Brasil que está pronta para ser votada no Plenário da Câmara e a questão da Migração das rádios AM para a migração para as faixas de FM. " Já estamos fazendo um trabalho sobre os dois assuntos e intensificaremos ainda mais em 2013", afirmou Slaviero.

Um dos momentos marcantes da noite foi a entrega do Troféu Agert 50 anos que homenageou o trabalho de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da entidade e que dedicaram seu tempo e profissionalismo em prol de uma causa maior. Dentre os homenageados estavam todos os ex-presidentes da entidade: Nelson Dimas de Oliveira (In Memorian), Gildo Milman, Flávio Alcaraz Gomes (In Memorian), Antônio Abelin, Fernando Ernesto Corrêa, David Figueiredo Martins (In Memorian), Otavio Dumit Gadret, Lauro Mathias Müller, Ricardo Ferro Gentilini, Enio Berwanger (In Memorian), Paulo Sérgio Pinto, Afonso Antunes da Motta, Roberto Cervo e o atual presidente Alexandre Alvarez Gadret.

Também receberam homenagem especial o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Cezar Miola, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS), o desembargador Gaspar Marques Batista e a RBS, através de seu vice-presidente Jurídico e de Relações Governamentais, Alexandre Jobim por serem personalidades que contribuíram para o desenvolvimento das atividades e se mostraram parceiras da Agert ao longo dos anos. O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - Abert, Daniel Slaviero, esteve presente no evento e parabenizou a entidade pela data e por ter uma significativa e importante representatividade na radiodifusão brasileira. Após a homenagem, um jantar foi oferecido aos convidados.

Um dos momentos marcantes da noite foi a entrega do Troféu Agert 50 anos que homenageou o trabalho de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da entidade e que dedicaram seu tempo e profissionalismo em prol da radiodifusão. A Agert homenageou todos os seus ex-presidentes: Nelson Dimas de Oliveira, Gildo Milman, Laura Alcaraz, representando o pai Flávio Alcaraz Gomes, Antônio Abelin, Fernando Ernesto Corrêa, David Figueiredo Martins, Otavio Dumit Gadret, Lauro Mathias Müller, Ricardo Ferro Gentilini, Enio Berwanger, Paulo Sérgio Pinto, Afonso Antunes da Motta, Roberto Cervo e o atual presidente Alexandre Alvarez Gadret. Também receberam distinções por serem entidades parceiras da Agert ao longo de todos estes anos, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), através de seu presidente Cezar Miola, o Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS), desembargador Gaspar Marques Batista e a RBS, através de seu vice presidente Jurídico e de Relações Governamentais, Alexandre Jobim.

A Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão – Agert, foi fundada em 13 de dezembro de 1962 por sessenta e dois empresários gaúchos de radiodifusão e hoje possui associadas 167 emissoras AM e 100 FM, 20 estações de televisão e 9 representantes comerciais. A entidade tem como missão representar e defender os interesses da radiodifusão gaúcha, prestando-lhe suporte técnico e jurídico institucional, bem como contribuir para o desenvolvimento de seus recursos humanos e para o incremento de sua produtividade.

A Associação presenciou nos seus primeiros 50 anos o desenvolvimento de novas tecnologias, o amadurecimento da Democracia e o enraizamento das suas crenças como entidade representante do setor de Radiofusão no Estado do Rio Grande do Sul.

A entidade nasceu a partir da luta de alguns radiodifusores, com o objetivo de dar a importância merecida aos veículos de comunicação. Hoje, trabalha para prestar suporte técnico e jurídico institucional e contribuir para o desenvolvimento de seus recursos humanos e incremento de sua produtividade.

Na década de 60, quando a Agert foi constituída, a televisão ensaiava seus primeiros passos, enquanto o rádio já estava consolidado no papel de ágil e confiável elemento de ligação dos mais distantes pontos do país às grandes cidades.

 

Fotos abaixo em alta resolução abaixo.

Crédito/Foto: Edu Andrade