Diante dos acontecimentos ocorridos nesta manhã (15 de março) na BR-386, próximo ao município de Sarandi, e que culminaram com a queima de equipamentos e de um carro da equipe de reportagem da RBS-TV, o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Rio Grande do Sul (SindiRádio) vem a publico manifestar sua solidariedade à empresa, uma de nossas associadas, ao cinegrafista Éverton Machado e ao repórter Leonel Lacerda, que foram impedidos de cumprir com suas funções, enquanto cobriam uma manifestação de agricultores do Movimento dos Trabalhadores da Agricultura Familiar.
Os agricultores, que cobravam ações do governo para cobrir os prejuízos ocasionados pela estiagem, impediram a equipe de captar imagens e de veicular a manifestação. Na ocasião, o cinegrafista teve a câmera arrancada de suas mãos e colocada dentro do carro, posteriormente queimado pelos manifestantes. Apesar da violência dos manifestantes, os jornalistas não sofreram ferimentos.
Diante de um ato vergonhoso contra a liberdade de imprensa, o SindiRádio enfatiza que repudia qualquer atitude que prejudique o exercício da livre imprensa, da radiodifusão e o direito à informação que cabe ao grande público.
Ary Florêncio Cauduro dos Santos
Presidente do SindiRádio


