Audiência em alta na TV Senado

Há quase 10 anos em funcionamento, a TV Senado trilha um caminho de sucesso no quesito mais importante de uma emissora: a busca pela audiência.

Em tempos de crise, onde tudo acontece no Congresso Nacional, as atividades da TV legislativa se destacam. Quem dá o tom do sucesso desempenhado pela emissora são as pesquisas de opinião, que nos últimos três meses, têm sido feitas quase quinzenalmente.

A última delas, realizada entre 16 e 26 de julho, pelo Instituto QualiBest, mostrou que a TV Senado chegou a superar a audiência de noticiários da tv aberta, como o Bom Dia Brasil, da Globo, e Jornal da Noite, da Band.
A pesquisa, com mais de mil telespectadores, informou que a TV Senado, em certos depoimentos da CPI, barrou audiência da GloboNews.

- As CPIs ampliam a audiência da TV Senado, mas a realidade é que ela vem desempenhando papel importante para a democracia - diz o mentor do projeto de criação da TV Senado, o jornalista Fernando César Mesquita.

Ele conta que do projeto original de comunicação, criado em 1995, pouco mudou. Hoje os cofres públicos investem cerca de R$ 10,5 milhões por ano para manter a TV, o que significa apenas 13% do que é gasto na estatal TV Cultura. Para a criação, com o apoio do então presidente do Senado, José Sarney, o governo chegou a investir pouco mais de US$ 8 milhões.

- O sistema de comunicação do Senado e depois de outras TVs legislativas como a Câmara, a Justiça e outras, está dando oportunidade ao eleitor de conhecer melhor o Parlamento. O retorno é grande, não dá para mensurar os ganhos para a sociedade - afirma ao lembrar da dificuldade de convencer os senadores da necessidade do canal.

Atualmente, a TV Senado está presente na programação das TVs por assinaturas NET e SKY, além de ser transmitida em UHF para o Distrito Federal. Somados, os potenciais de telespectadores pode ultrapassar 12 milhões de pessoas.

O acesso ainda pode ser maior se contabilizadas as transmissões de programas da TV Senado via internet, que no momento, em função da cobertura das CPI, transmite as sessões em tempo real sem interrupções.

Em função da repercussão das atividades, a TV Senado se prepara para disputar espaço entre as TVs abertas, o que poderá triplicar a audiência entre as faixas mais populares da sociedade. É que o Senado conseguiu autorização do Ministério das Comunicações para que a TV seja transmitida em canal aberto para pelo menos quatro capitais: Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus. Escolhidas por critérios demográficos e, sobretudo, pela disponibilidade de espaço na banda de transmissão de sinais de tv.






Informação: Aesp/ Jornal do Brasil


Rádio AGERT

Vice-presidente do TRE-RS destaca a relevância da Campanha pelo Incentivo ao Voto e Combate a Abstenção

O vice-presidente do TRE e Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard, participou em Passo Fundo do lançamento da Campanha de Incentivo ao Voto e Combate a Abastenção.

Pequenas e médias empresas também podem ter os benefícios do ESG

O palestrante da Câmara Brasil Alemanha no RS, Rogério Baldauf, destacou que as pequenas e médias empresas também podem ter acesso aos benefícios do ESG nos seus negócios.

Custos de produção do agro tiveram redução de 1,24% em junho

A economista Danielle Guimarães, da Assessoria Econômica da Farsul, explicou que essa redução não deve permanecer no próximo mês. Também detalhou o indicador que mede os preços recebidos pelos produtores rurais.