Presidente definitivo da Anatel só depois das eleições

Após o acerto do PMDB com o governo, seus principais líderes cobraram de Lula a garantia de ocupação de determinados cargos, mesmo antes do final do mandato atual, inclusive a indicação de um conselheiro para a Anatel, conselheiro que ocuparia a presidência da agência. Segundo fontes próximas ao presidente do Congresso, Senador Renan Calheiros, o presidente Lula garantiu ao PMDB a presidência da Anatel, mas apenas após as eleições.

Até lá, o cargo seria ocupado pelo presidente substituto indicado pelo próprio conselho diretor, conforme determina o regulamento da agência. O nome indicado pelo conselho e encaminhado pelo ministro Hélio Costa à Casa Civil é o do conselheiro José Leite Pereira. Como houve atraso no encaminhamento do Minicom e maior atraso ainda na Casa Civil (que até o momento não publicou o necessário decreto com a indicação de Leite como substituto), surgiu a especulação que a falta de presidente na Anatel era culpa exclusiva do conselheiro Leite, que teria recusado a indicação para a presidência provisória, "exigindo" do governo a indicação definitiva.

Procurado por este noticiário, o conselheiro Leite rejeitou claramente a insinuação: "Uma vez que aceitei a indicação do conselho para ser o presidente substituto, não tem o menor sentido este tipo de especulação. Como funcionário público disciplinado, assumirei a presidência da Anatel logo que o decreto com a indicação do meu nome seja publicada, até que o presidente definitivo seja designado". Leite lembrou que para equilibrar a atuação da agência seria importante a designação o quanto antes de um presidente definitivo, posição que sempre defendeu: "Substituto é uma provisoriedade e não uma coisa para ir ficando de forma definitiva", afirmou. Carlos Eduardo Zanatta






Informação: TELA VIVA News



Rádio AGERT

Futuro do PDT será definido até dezembro garante o presidente estadual do partido

O presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, analisou o resultado da Convenção Nacional do partido, que delegou à Executiva Nacional o poder de avançar com as negociações para o processo de federação, fusão ou incorporação partidária. Ele ressaltou que lideranças do partido já estão sendo assediadas por outros partidos.

Federasul comemora 99 anos em defesa do empreendedorismo e democracia

O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, destacou os 99 anos da entidade empresarial multisetorial que defende o empreendedorismo e a a democracia. Ele defendeu o resgate das instituições de Estado. Também projetou a economia para 2027.

Futuro Chefe da Casa Civil vai trabalhar para ampliar a base do governo Zucco na Assembleia

O futuro chefe da Casa Civil, Leandro Sonne, falou que vai conversar com as bancadas do MDB, PSD e PSDB para buscar o apoio ao governo Zucco na Assembleia Legislativa. Disse que trabalha para ter uma base entre 35 e 40 deputados no parlamento estadual.