O Brasil pretende atrair uma fábrica de semicondutores para produzir componentes destinados à TV digital. Quando o país optou pelo padrão japonês de transmissão, foi acertado que o governo nipônico estimularia a instalação de um investimento na área. A Toshiba, por enquanto, foi a única empresa a confirmar estudos de viabilidade.
A transição para o novo modelo - prevista para ser concluída em 2016 - deve representar um mercado de R$ 100 bilhões nos próximos 10 anos. Uma fábrica atenderia à demanda de novos aparelhos de televisão digitais e também dos conversores, necessários para quem pretende permanecer com o atual televisor enquanto a rede analógica continuar no ar.
O termo fábrica de semicondutores não é o mais adequado, segundo especialistas da área. O que o Brasil pretende atrair é uma unidade produtora de componentes produzidos com semicondutores, como chips - utilizados em todos os equipamentos eletroeletrônicos, como computadores, celulares e televisores.
Informação: Zero Hora

