Argentina discute padrão para usar na TV digital

Nos últimos dias, o governo do presidente da Argentina, Néstor Kirchner, se reuniu com representantes de empresas européias e americanas, para avançar no processo de definição do padrão de TV digital que será adotado pelo país. Segundo informações extra-oficiais, o governo argentino estaria mais inclinado pelo padrão europeu, apesar da forte pressão exercida pelo governo dos Estados Unidos. Kirchner anunciará sua decisão até o fim deste ano.

Semana passada, o embaixador americano em Buenos Aires, Earl Wayne, reuniu-se com o ministro do Planejamento, Julio De Vido, para defender a adoção do sistema americano no país.

"O sistema ATSC atenderia melhor as necessidades argentinas já que combina tecnologia avançada com um preço mais baixo, ou seja, seria mais econômico para a população", assegurou Wayne.

Paralelamente, representantes de empresas européias, como Telecom, Siemens e Philips, realizaram uma apresentação do sistema de TV digital europeu na Casa Rosada. Em 1998, a Argentina assinou um acordo com os Estados Unidos que previa a implementação do padrão americano. No entanto, a decisão foi anulada em 2000.

Em julho, após encontro com o governo argentino, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que os países da região trabalharão em conjunto para adotar um "padrão Mercosul" de TV digital, independentemente da escolha de cada governo.




Informação: ABERT / Telecomunicações - O Globo - RJ - Economia


Rádio AGERT

Pasin destaca os desafios na liderança do governo Zucco na Assembleia

O deputado Guilherme Pasin, do PP, reeleito com 99.470 votos, será o líder do governo na Assembleia Legislativa. Ele falou que pretende buscar o apoio de parlamentares que tenham o mesmo propósito de desenvolvimento do Estado.

Zucco anunciou novos integrantes do seu governo

O governador eleito Luciano Zucco anunciou os novos integrantes da secretaria de Proteção e Defesa Civil, secretaria de Obras, Logística e Infraestrutura. Também confirmou os nomes dos titulares da Procuradoria-Geral do Estado, o novo líder do governo na Assembleia Legislativa e o atual senador Luiz Carlos Heinze como responsável pela Gestão de Projetos Especiais.

Futuro do PDT será definido até dezembro garante o presidente estadual do partido

O presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, analisou o resultado da Convenção Nacional do partido, que delegou à Executiva Nacional o poder de avançar com as negociações para o processo de federação, fusão ou incorporação partidária. Ele ressaltou que lideranças do partido já estão sendo assediadas por outros partidos.