Lula assegura TV digital no AM

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro com o governador Eduardo Braga, informou que vem a Manaus no dia 18 de dezembro para anunciar que a produção de conversores de sinais para TV Digital - os set-top boxes - e do próprio aparelho de TV digital vai ficar no Pólo Industrial de Manaus (PIM). O tema tem causado preocupação nas lideranças políticas e empresariais do Estado diante da possibilidade de incentivo à produção desses bens em outros Estados do País.
Esse temor foi acentuado por denúncias do senador Artur Neto de que uma minuta da Medida Provisória que estabelece incentivos fiscais para o setor de semicondutores teria um teor prejudicial à Zona Franca.

Ontem, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, informou que a medida provisória em estudo pelo Governo não incluirá a fabricação de televisores. "Além dos semicondutores, a medida será específica para equipamentos transmissores e receptores de sinais digitais de televisão, com exceção de televisores", disse o ministro.

Sérgio Rezende respondeu aos questionamentos formulados pela deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) que pediu explicação sobre a possibilidade da medida considerar "todos os equipamento usados no sistema de televisão digital como bens de informática". Nesse caso, a medida levaria para outros Estados incentivos exclusivos do Pólo Industrial de Manaus (PIM).

Suframa

Lula também garantiu a liberação de R$ 9,4 milhões referentes a recursos contingenciados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Os recursos serão destinados à recuperação das ruas do Distrito Industrial, hoje em estado lastimável. "O ministro Tarso Genro, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, foi encarregado de providenciar o descontigenciamento do recurso", afirmou o governador. O valor que será liberado é apenas uma pequena parcela do montante que continua não disponibilizado.

A agenda de Lula em Manaus, no dia 18 de dezembro, também incluiu a inauguração de mais uma usina termelétrica, a comemoração da produção da milionésima motocicleta pela Moto Honda e uma outra solenidade comemorando a produção de celulares na Nokia.

No encontro de ontem, o presidente mais uma vez se mostrou muito satisfeito com o desempenho eleitoral que teve no Amazonas - foi o Estado que lhe concedeu a maior votação proporcional do País, com mais de 86% dos votos válidos.




Informação: ABERT / Telecomunicações - A Crítica - Manaus - AM - Economia


Rádio AGERT

Indefinições sobre os efeitos do El Niño debatidas na Federasul

O presidente da Brasoja, Antonio Sartori, foi um dos palestrantes do Tá Na Mesa, que debateu o El Niño, o Agro, As Cidades e os Governos. Ele fez um relato da sua viagem ao Peru para saber mais sobre o El Niño. 

Projeto que autoriza a subvenção dos combustíveis será enviado pelo Estado ao parlamento estadual

O deputado Frederico Antunes, líder do governo da Assembleia Legislativa, informou que o governo do Estado deve enviar nos próximos dias o projeto de lei que autoriza a subvenção dos combustíveis. Ele abordou também sua pré-candidatura ao Senado. 

PSDB confirma Cláudio Diaz como candidato a vice-governador do Estado

O presidente estadual do PSDB e presidente da Câmara Municipal de Porto Alege, Moíses Barboza, confirmou o nome de Cláudio Diaz como candidato a vice na chapa liderada por Marcelo Maranata. Partido concorrerá em federação com o Cidadania.