COMISSÃO QUER DISCUTIR IGUALDADE RACIAL COM A MÍDIA

A comissão especial que analisa o Projeto que institui o Estatuto da Igualdade Racial, vai realizar uma série de audiências para debater a proposta com os meios de comunicação. De acordo com o presidente da comissão, deputado Carlos Santana (PT-RJ), a iniciativa fará parte das comemorações do próximo dia 13 de maio, quando a Lei Áurea completa 120 anos.

"Os veículos de comunicação têm uma desinformação geral, pois o tema nunca foi discutido claramente", avalia Santana. Um dos itens do Estatuto da Igualdade Racial prevê a participação de artistas negros em filmes, programas de televisão e peças publicitárias. Santana também quer discutir maneiras de ampliar a participação dos jornalistas negros nos veículos de comunicação.

Paralelamente, o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos, pretende fortalecer o trabalho de "convencimento" de parlamentares sobre as desigualdades raciais no Brasil e destacar o papel do Estado na redução do problema. "Há necessidade de fazermos uma ação junto aos parlamentares esclarecendo sobre o conteúdo do projeto. Ele contém itens polêmicos, como a questão das cotas e das áreas remanescentes de quilombos, que mexe com interesses de terras", declarou.

Para Santos, a aprovação do estatuto representaria "um marco na luta contra o racismo". Ele lembra que o Estado brasileiro reconhece a existência do preconceito contra negros no país e também as desigualdades entre diferentes raças. "Existe o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso. Nós teremos um conjunto de leis no Brasil que permitirá ao Estado uma ação contra a desigualdade racial. Acredito que, até o final do ano, teremos um ambiente favorável à aprovação do Estatuto na Câmara", disse.

A versão do Estatuto da Igualdade Racial em análise pela Câmara foi aprovada pelo Senado, que modificou alguns itens do texto que os deputados haviam aprovado em 2002. O projeto original (PL 3198/00) foi apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), quando ele era deputado.

A principal modificação feita pelos senadores foi a retirada da criação do Fundo de Promoção da Igualdade Racial, que havia sido incluído na Câmara, no substitutivo elaborado pelo deputado Reginaldo Germano (PP-BA). Com o fim do fundo, a proposta não especifica mais de onde sairão os recursos para a implementação dos programas de ação afirmativa e de outras políticas públicas para promoção da igualdade de oportunidades e inclusão social da população afrodescendente. O texto apenas faculta a inclusão de verbas com essas finalidades nos planos plurianuais e no Orçamento da União.


Rádio AGERT

Futuro do PDT será definido até dezembro garante o presidente estadual do partido

O presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, analisou o resultado da Convenção Nacional do partido, que delegou à Executiva Nacional o poder de avançar com as negociações para o processo de federação, fusão ou incorporação partidária. Ele ressaltou que lideranças do partido já estão sendo assediadas por outros partidos.

Federasul comemora 99 anos em defesa do empreendedorismo e democracia

O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, destacou os 99 anos da entidade empresarial multisetorial que defende o empreendedorismo e a a democracia. Ele defendeu o resgate das instituições de Estado. Também projetou a economia para 2027.

Futuro Chefe da Casa Civil vai trabalhar para ampliar a base do governo Zucco na Assembleia

O futuro chefe da Casa Civil, Leandro Sonne, falou que vai conversar com as bancadas do MDB, PSD e PSDB para buscar o apoio ao governo Zucco na Assembleia Legislativa. Disse que trabalha para ter uma base entre 35 e 40 deputados no parlamento estadual.