O Ministério Público Federal (MPF) realizará consulta pública em 21 capitais do país para ouvir da sociedade como a instituição pode se modernizar para melhor atendê-la. "Queremos nos aproximar mais do cidadão, saber onde a população está sentindo mais falta da nossa atuação", explica o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Em Porto Alegre, o evento será realizado em conjunto pela Procuradoria da República do Rio Grande do Sul (PR-RS) e pela Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4) dia 23 de abril, das 14h às 18h, no auditório da PR-RS (Praça Rui Barbosa, 57. Centro-Porto Alegre/RS).
A ideia é reunir cidadãos e representantes da sociedade civil, de entidades públicas e privadas ou de organizações não-governamentais para identificar temas importantes em que o MPF deve atuar. Além de explicar a atuação do MPF, procuradores da República irão responder perguntas e colher propostas de ação sugeridas pela sociedade.
Entre as áreas a serem debatidas, estão cidadania, acompanhamento de políticas públicas, cumprimento das leis, combate à corrupção e ao crime organizado, direitos do consumidor e ordem econômica, proteção ao meio ambiente, defesa dos patrimônios cultural, público e social, e garantia dos direitos das populações indígenas, de comunidades tradicionais e de outras minorias.
Segue em anexo, os dois spots da campanha.

