Atenção às regras para propaganda eleitoral gratuita, direito de resposta e boca de urna

Em atenção à legislação eleitoral, o último dia para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita será esta sexta-feira, 24.

 

A Abert lembra que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na última terça-feira, 21, resolução que estende a possibilidade concessão de direito de resposta a candidatos "ofendidos" em propagandas veiculadas nos dois últimos dias de horário eleitoral gratuito.

Pela decisão do TSE, as rádios e emissoras de TV deverão ficar de "sobreaviso" no sábado, 25, um dia antes do segundo turno, para eventualmente reservar parte da programação para veicular resposta dos candidatos a peças publicitárias considerada "ofensivas". O TSE marcou uma sessão às 12h de sábado, 25, para decidir sobre processos de direito de resposta.

Sobre a divulgação do levantamento de intenção de votos realizado no dia das eleições, a chamada "boca de urna", somente poderá ocorrer:

(i) para os cargos de governador, nos Estados em que haverá segundo turno, a partir das 17h do horário local;

(ii) para o cargo de presidente da República, somente após as 20h do horário de Brasília, quando o pleito estará encerrado em todo o território nacional. O horário das 20h considera o horário de verão em vigor desde 19 de outubro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Distrito Federal, e a diferença de fuso horário do Acre e de treze municípios do Amazonas que ficam a oeste de Tabatinga (atualmente com três horas a menos em relação ao fuso horário de Brasília).

 

Fonte: Abert

 


Rádio AGERT

Governo do Estado assina decreto para beneficiar setor leiteiro no RS

O governador em exercício Gabriel Souza assinou, o Decreto 57.571/2024, que altera regras para concessão de benefício fiscal a empresas do setor. A medida proíbe, a partir de 2025, a concessão a empresas que utilizam leite em pó ou queijo importados em seu processo industrial. A Rádio Agert ouviu  o governador em exercício Gabriel Souza, Marcos Tang e Guilherme Portella

Aquisições e fusões de empresas deverão crescer 15% este ano

O analista senior da Stonecapital, Guilherme Luft Mendes, analisou o mercado de fusões e aquisições de empresas nos primeiros meses do ano. Ele projetou um crescimento de 15% até o final de 2024.

Apesar da forte concorrência, rede de farmácias promete abrir 60 lojas este ano

Palestrante do Menu POA da Associação Comercal de Porto Alegre, o diretor executivo do Grupo Panvel, Roberto Coimbra dos Santos, destacou que o setor tem uma forte concorrência. Ele informou que 60 novas lojas serão abertas este ano nos 4 estados onde a emrpesa atua.