Parlamentares avaliam a importância da radiodifusão

O tema “A Radiodifusão e a Representação Parlamentar” ganhou destaque entre os representantes do Legislativo gaúcho, parlamentares e senadores, durante o Encontro Regional de Rádio e Televisão. O evento foi realizado pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e Sindirádio, na última sexta-feira (28/1), na praia de Atlântida, Sede Social da SABA, município de Xangri-Lá. Estiveram presentes nos debates, o senador Sérgio Zambiasi, o secretário estadual da Justiça e da Segurança, José Otávio Germano, o deputados federais, Edir Oliveira, Alceu Collares, João Agusto Nardes, Nelson Proença, Eliseu Padilha, Francisco Appio, os deputados estaduais Frederico Antunes, Alceu Moreira e Luiz Fernando Zachia.

O deputado estadual e secretário de Obras Públicas e Saneamento, Frederico Antunes, destacou a importância do evento, possibilitando uma reflexão sobre as ações praticadas pela radiodifusão. “Através da história da sociedade humana identificamos uma evolução do conceito e a prática da solidariedade. Nós primórdios da civilização, nas pequenas comunidades a solidariedade se estabelecia de forma individualizada. Hoje, na sociedade globalizada a solidariedade ampliou, sendo na verdade, solidariedade social. A radiodifusão consegue com sua ação estimular este novo tipo de solidariedade social”, destacou.

Responsabilidade Social

De acordo com o deputado federal e secretário do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Edir Oliveira, debater a radiodifusão é demonstrar a grande preocupação com a responsabilidade social. “Quero dar os parabéns a AGERT e Sindirádio. É preciso dar continuidade as nossas responsabilidades diante dos avanços que a sociedade necessita”, afirmou.

Para o deputado estadual e secretário estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Alceu Moreira, a rádio é de fundamental importância em todos os períodos históricos de transformação social. “A radiodifusão tem o papel de fazer o redesenho do Estado e remodelar o processo. Não há como fazer rádio e televisão sem comprometimento social”, afirmou.

O deputado estadual Luiz Fernando Zachia, avaliou o caráter de responsabilidade social do encontro. “Despertar a aproximação dos legisladores e membros do governo do Estado com a radiodifusão é muito importante para todo o processo”, finalizou.

O deputado federal Eliseu Padilha ressalta que não há vida pública no país sem a prestação de serviços, que tem marcado a radiodifusão”. Segundo Padilha, as emissoras do interior estão profissionalizadas e tem uma grande responsabilidade social com a sua comunidade.

De acordo com senador Sérgio Zambiasi, e autor de um projeto de lei para a flexibilização do projeto da “Voz do Brasil”, é preciso sempre estabelecer uma relação com os comunicadores, jornalistas e proprietários de veículos de comunicação. “A iniciativa da Agert é louvável para que os parlamentos possam neste convívio interpretar os anseios dos trabalhadores dos veículos de comunicação”.

Segundo o deputado federal Nelson Proença, os radiodifusores precisam prestar mais atenção ao Congresso Nacional que está debatendo o novo marco regulatório para a radiodifusão. “Existe uma série de projetos tramitando em Brasília com a intenção de regulamentar a atividade da radiodifusão. Quanto mais liberdade à imprensa tiver melhor será para o Brasil, devendo o radiodifusor estar atento neste processo”.

O deputado federal Alceu Collares salienta que a AGERT fez um evento muito significativo. “É a radiodifusão, a televisão e o rádio, que tem a capacidade de se mobilizar para mudar a situação crítica enfrentada pelo país”.

Para o deputado federal João Augusto Nardes, estes encontros são importantes para mobilizar e conscientizar os segmentos envolvidos. “É oportuno mostrarmos o que está acontecendo no Brasil para que possamos reagir diante da força tecnocrática e burocrática que vem penalizando as empresas, principalmente, as pequenas e médias com uma carga tributária que compromete a sua própria existência. O deputado Nardes defensor do Simples, mostrou muita preocupação com a voracidade do Executivo no que se refere à carga tributária”, finalizou.

Segundo o deputado federal Francisco Appio, é preciso que as emissoras de radiodifusão mantenham uma constante mediação com os parlamentares. A Responsabilidade Social destes setores exigem uma permanente comunicação nas comunidades, com aqueles que tem a responsabilidade de representar o setor”, concluiu.

Informação: Agert