Congresso da Agert com vários palestrantes confirmados

Já estão definidos diversos palestrantes do 25º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, que ocorrerá de 22 a 24 de Outubro, no Vestena Hotel, em Canela. Conforme o presidente do Congresso, Pedro Ricardo Germano, entre os palestrantes estão Andiara Petterle, Edilberto Camalionte, Marcelo Leite, João Borges, Fabio Wajngarten, Juan Pablo Boeira e Roberto Araújo.

Saiba mais sobre o currículo dos conferencistas do evento.

· Andiara Petterle

Empreendedora e executiva do mercado digital desde 1998, Andiara Petterle é vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS.

Atuou como diretora-executiva de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da e.Bricks Digital, empresa de investimentos no setor digital do Grupo RBS, atuando como executiva e conselheira de diversas empresas de tecnologia, e-commerce e mídia no Brasil.

· Edilberto Camalionte

Diretor da Atingire, professor em diversas universidades como USP, FIA e FGV, além de autor de diversos livros e palestrante internacional.

· Marcelo Leite

Diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Abdala Leite é formado em Administração de Empresas pela PUC-RS, com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Também foi professor de pós-graduação e MBA da ESPM-RS entre 2007 e 2014. Passou pelas empresas RGE e Dell. No Grupo RBS desde 2010, desempenhou funções como diretor-geral do Pense e diretor Comercial dos Jornais. Acumula cursos de liderança nos Estados Unidos e na China

- João Borges

Comentarista de Economia da GloboNews desde 2003. No portal G1 assina o Blog do João Borges de análise econômica. Na rádio CBN, no Jornal da CBN, ancorado pelo jornalista Milton Jung, faz comentários sobre economia às quartas- feiras, no Time das Nove. No Twitter, publica comentários no perfil @joaoborges. Eleito Jornalista de Economia do Ano 2017 pela Ordem dos Economistas do Brasil. Eleito nos anos 2016, 2017 e 2018 entre os 50+ Admirados Jornalistas de Economia do País pela Jornalistas & Cia e Maxpress.

- Fabio Wajngarten

Secretário Especial de Comunicação Social da Presidência da República, advogado pós-graduado e com especialização em Marketing de Serviços, Fábio Wajngarten é empresário do setor de pesquisa, planejamento de mídia e métricas de aferição em todos os meios de comunicação há mais de 20 anos. Experiência com anunciantes, agências, veículos e institutos de pesquisa. É cofundador do Instituto Liberta, que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. É membro também do Conselho Internacional do Hospital Hadassah de Jerusalém e presidente da Instituição Brasil.

- Juan Pablo Boeira

Graduado em Administração (PUCRS), Pós Graduado em Comunicação, Finanças, Branding e Marketing (ESPM). Mestre e Doutorando em Design e Inovação (UNISINOS). Certificação em Inovação (Harvard) e Business (MIT).

Professor de MBA da ESPM, PUCRS, UNISINOS há mais de 10 anos e fundador da Escola de Marketing da Alta Performance e Inovação (EMAPI/UNISINOS). Mais de 20 anos de experiência em indústria e varejo, dirigindo as áreas de Inteligência de Marketing e Inovação em multinacionais e empresas de grande porte.

- Roberto Araújo

CEO do Grupo Jovem Pan com MBA na FIA com especialização em Cambridge, Lion e Beijing. Tem sua carreira pautada na estruturação de empresas em múltiplos segmentos. É um entusiasta sobre o futuro e como a tecnologia irá transformar as relações humanas.

TX 30 de Setembro é R$ 48,25

O TX 30 de Setembro é de R$ 48,25, com variação de 4,55% sobre os últimos 12 meses. Já a variação mensal foi de zero vírgula zero 12 por cento.

Mais de R$ 180 milhões em mídia doada: AGERT apresenta 15ª edição de seu Relatório Social

 
Edição 2019/ano base 2018 contou com a participação de 229 emissoras associadas. Evento de lançamento da publicação ocorreu nesta quarta-feira (14), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.

Na manhã desta quarta-feira, 14 de agosto, com o Galpão Crioulo do Palácio Piratini lotado, a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) apresentou a autoridades - dentre elas o governador do Estado, Eduardo Leite -, convidados e imprensa a 15ª edição de seu Relatório Social, material que apresenta os dados de mídia doada pelos radiodifusores associados à entidade ao longo de 2018.

Com a nova edição foi registrado o recorde de valor doado: 229 emissoras gaúchas de rádio e TV investiram o total de R$ 180.207.940,12 na divulgação de ações sociais. Além dos dados e de cases na divulgação de ações sociais, a publicação aborda o tema "As fakenews e seu impacto", a partir de entrevistas com especialistas nacionais na área e reportagens especiais. A AGERT conta hoje com 314 emissoras associadas e conta com engajamento cada vez mais intenso das emissoras e valores em mídia doada cada vez mais altos.

Em seu discurso, o presidente da AGERT falou que a entidade, mais uma vez, prova o seu papel social na sociedade. "O Rádio e a Televisão cumprem com as suas responsabilidades sociais e, por isso, há 15 anos resolvemos dar mídia para o que fazemos. O Relatório é o lado social dos veículos associados à AGERT, apoiando as mais diversas campanhas, nas áreas da saúde, doação de agasalhos, campanhas da Justiça Eleitoral, doação de sangue, entre tantas outras" afirmou.

Já a vice-presidente de Capacitação da AGERT e coordenadora do Relatório Social, Myrna Proença, destacou o impacto negativo das Fake News na sociedade e a desinformação gerada a partir disso. "A imprensa tem o dever de estar sempre ativa e cumprindo com seu papel na sociedade. Não podemos deixar que a desinformação vença, pois como jornalistas, nós temos um pacto com a verdade e a seriedade em nosso trabalho", disse.

"Os veículos de comunicação têm um papel importantíssimo para o exercício da democracia na sociedade, pois é através da mídia que a população decide seus futuros líderes no governo. Para isso, precisamos de uma imprensa livre e com qualidade para combater as Fake News e continuar fazendo seu maravilhoso trabalho", frisou o governador Eduardo Leite.

A secretária de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Tania Moreira, destacou a importância de fazer o bom jornalismo na atualidade, em meio às Fake News. "Temos que divulgar as boas ações que são feitas de maneira séria pelos nossos jornalistas e veículos de comunicação, mostrar a força da verdadeira mídia contra as notícias falsas. E a AGERT demonstra isso ano após ano com o seu relatório social" analisou.

Agert promove Seminário Regional em Santo Ângelo dia 23 de agosto

A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) realiza no dia 23 de agosto, na ACISA Santo Ângelo (Av. Venâncio Aires, 1615), a partir das 13h 30, Seminário Regional, com palestras voltadas para os radiodifusores, gestores das emissoras, profissionais e associados da entidade.

De acordo com Robriane Loureiro, vice-presidente regional Missões da Agert, o objetivo do encontro é fomentar a discussão e a troca de experiências entre os radiodifusores.

Robriane Loureiro acrescenta que o rádio vive um momento novo, de estar em outras plataformas, tendo novas oportunidades de mercado com as redes sociais.

A vice-presidente da Agert observa que questões importantes como o perfil do novo líder nas emissoras também serão debatidas. "É preciso saber liderar profissionais das gerações Y e Z, que estão ingressando no mercado do trabalho nas nossas emissoras", disse.

Já na parte comercial, Robriane Loureiro, destaca que o modelo de comercialização da publicidade mudou. "Precisamos saber como precificar a geração de conteúdo e entender o que a agência de propaganda deseja da emissora quando a indica para o seu cliente.

TX 30 de Agosto é R$ 48,19

O TX 30 de Agosto é de R$ 48,19, com variação de 4,72% sobre os últimos 12 meses. Já a variação mensal foi de zero vírgula zero oito por cento.

Justiça de SC proíbe rádio comunitária de veicular propagandas

A 6ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) acolheu os argumentos da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) contra uma rádio comunitária de Videira, no oeste do Estado, que descumpria a legislação, prejudicando as rádios comerciais regulares.

De acordo com a decisão do TJ/SC, as rádios comunitárias não podem veicular propaganda comercial e as transmissões não devem ultrapassar o raio de abrangência, estipulado em 1 km no máximo em relação à antena, além de terem vedada a captação de apoios situados fora desse raio de cobertura. A pena para o descumprimento de cada uma das determinações é de R$ 500 por dia.

Em resposta ao recurso da decisão pela rádio comunitária, a desembargadora Denise Volpato, relatora da apelação, explicou, com base na Lei 9.612/98, o que são as rádios comunitárias e como devem funcionar. Volpato lembrou que o artigo 18 da lei admite patrocínio, sob a forma de apoio cultural, desde que restrito aos estabelecimentos situados na área da comunidade atendida.

A desembargadora também rebateu o argumento de que não há tecnologia capaz de detectar ou limitar o alcance do sinal.

Outras ações

As irregularidades cometidas pelas rádios comunitárias estão no centro das atenções da ACAERT, que já ingressou com mais de 60 ações, todas acatadas pelas várias esferas judiciais de Santa Catarina.

A ABERT acompanha as decisões sobre o tema nos estados e, com base nos diversos entendimentos que proíbem a publicidade em emissoras comunitárias, disponibiliza pareceres e documentos às associações estaduais para subsidiar o combate à divulgação de publicidade nas rádios comunitárias. A ABERT também tem um canal de denúncia de rádios comunitárias para associados pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Fonte: Abert  Texto: Tainá Farfan

Congresso da Agert já tem cinco palestrantes definidos

O presidente do 25º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, Pedro Ricardo Germano, informa que já estão definidos alguns dos principais palestrantes do evento que ocorrerá de 22 a 24 de Outubro, no Vestana Hotel, em Canela. Entre os palestrantes estão Andiara Petterle, Edilberto Camalionte, Marcelo Leite, João Borges e Fabio Wajngarten.

· Andiara Petterle

Empreendedora e executiva do mercado digital desde 1998, Andiara Petterle é vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS.

Atuou como diretora-executiva de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da e.Bricks Digital, empresa de investimentos no setor digital do Grupo RBS, atuando como executiva e conselheira de diversas empresas de tecnologia, e-commerce e mídia no Brasil. Foi fundadora do Grupo Bolsa de Mulher – uma das maiores empresas de mídia digital feminina da América Latina –, CEO da Predicta e de outras empresas digitais no país. Fez graduação e mestrado na PUCRJ em Comunicação Social.

Foi pesquisadora convidada da Brown University e participou de programas de formação de negócios na Harvard Business School e Stanford University Graduate School of Business.

· Edilberto Camalionte

Diretor da Atingire, professor em diversas universidades como USP, FIA e FGV, além de autor de diversos livros e palestrante internacional.

Feira de Equipamentos do Congresso da Agert com diversos expositores

O  25º Congresso da Agert, de 22 a 24 de Outubro, no Vestana Hotel, em Canela. também terá a tradicional Feira de Equipamentos. Já estão confirmadas as presenças destas empresas: Sinteck, Planeta do Rádio, Ponto Eletrônico, Orbisonic, BT Broadcasting, Acess, Teletronix, Youngarts, TSDA, Strastúdio, Informa, Maximus RF e Playlist.

Google e Facebook são reconhecidos como veículos de mídia pelo Cenp

O Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) reconheceu, na terça-feira (16), o Google, Facebook, Instagram e Youtube como veículos de comunicação ou divulgação.

Na resolução aprovada, o Cenp "declara e reconhece, como veículos de divulgação ou comunicação, para os efeitos da legislação, todo e qualquer ente jurídico que tenha auferido receitas decorrentes de propaganda".

O órgão estabelece regras do mercado publicitário em comum acordo entre anunciantes, agências e veículos e, agora, engloba também os sites de busca, redes sociais, vídeo, áudio, display, entre outros.

A resolução aprovada pelo Cenp afirma que a mudança foi feita atendendo ao artigo 4º da lei 4.680/65, que afirma: "são veículos de divulgação, para os efeitos desta lei, quaisquer meios de comunicação visual ou auditiva capazes de transmitir mensagens de propaganda ao público, desde que reconhecidos pelas entidades e órgãos de classe".

O Facebook e o Google se definem como empresas de tecnologia, e não de mídia, o que os isenta de responsabilidade sobre conteúdos publicados por usuários.

Fonte: Abert - Texto Tainá Farfan

TX 30 de Julho é R$ 48,15

O TX 30 de Julho é de R$ 48,15, com variação de 5,48% sobre os últimos 12 meses. Já a variação mensal foi de zero por cento.