Rádios históricos serão expostos no Congresso da Agert em 2013

DSC03507O 22º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão já está com data marcada para os dias 13, 14 e 15 de outubro de 2013 na cidade de Gramado. E para o grande encontro que reunirá radiodifusores de todo Rio Grande do Sul, autoridades e presidentes de associações do setor do Brasil para debater os grandes temas da área, o colecionador de rádios valvulados, Daltro Souza D´Arisbo estará expondo as raridades para os congressistas e dará uma palestra com o tema "Histórias do Rádio: Tesla, Marconi e Landell de Moura".

Na manhã do dia 18/12, o presidente da Agert, Alexandre Gadret, o vice-presidDSC03529ente da Agert, Wanderley Ruivo e Lucilena P. Bertoldi, diretora da empresa BT - Broadcast Transmitters estiveram visitando o Museu do Rádio, coordenado pelo colecionador que confirmou presença no evento e levará uma parte de sua coleção para o Congresso. O Museu expõe as raridades em prateleiras largas de madeira em um imóvel no bairro Menino Deus, na capital gaúcha. Daltro abriga uma coleção de quase 200 aparelhos de rádio valvulados restaurados e todos funcionando. O local serve somente para guardar as relíquias. Entre os modelos nacionais e estrangeiros, possui raridades. Desde seu nascimento, no ano de 1953, em Porto Alegre, foi fascinado pelo fenômeno da radiorecepção. O engenheiro civil, ingressado, por concurso público, na carreira de Auditor-Fiscal do Ministério do Trabalho em 1983, tem paixão pelos rádios e conta a história de cada um e como conquistou.

O cuidado de Daltro com cada rádio é encantador. As caixas de madeira, as válvulas, antenas, fios encapados com tecido, tudo em perfeito estado. "Tento sempre colocar peças e concertar, deixando o mais original possível. É preciso ter cuidado com botões e outros detalhes, pois não posso colocar uma peça diferente. Tem radiófilos no mundo inteiro que me pedem fotos dos meus rádios. Por isso, tenho que manter o mais original", explica.

Mais informações sobre o Congresso da Agert deverão ser acompanhadas por esse portal.

Para visitar o Museu do Rádio, localizado em Porto Alegre, mais informações através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.