Serviço da BrT preocupa TV paga

Quem disse que a convergência é fácil? A operadora de telecomunicações Brasil Telecom informou ontem que planeja lançar, no primeiro trimestre de 2005, um serviço de vídeo sob demanda em que o cliente poderá ligar a linha telefônica direto na televisão, usando um conversor. Como era de se esperar, as empresas de TV a cabo, que têm compromissos de cobertura e canais que são obrigadas a carregar, não ficaram contentes. "Estou muito preocupado", afirmou, logo depois do anúncio, o diretor-presidente da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), Alexandre Annenberg, acrescentando que buscava entrar em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). "Não é aceitável. O vídeo sob demanda é a essência da TV por assinatura."

Para Serhan Ozmen, presidente do BrTurbo, empresa da Brasil Telecom, o fato de o serviço não ter uma grade de programação, e de adotar a tecnologia da internet, faz com que não seja TV paga. "Excluir o vídeo sob demanda seria decretar um limite para a internet", argumentou Ozmen. "Internet sem vídeo não é banda larga."

Não é essa a visão das empresas de TV paga. "De repente, podemos encontrar uma concorrência desequilibrada", afirmou Annenberg. "Ninguém é contra usar a infra-estrutura de telefonia para TV, mas não pode haver dois pesos e duas medidas. Se for assim, devolvemos as concessões de TV a cabo e atacamos só o filé mignon."

No dia 26, a Brasil Telecom lança o serviço Turbo Vídeo, para ser assistido no computador, em parceria com a Claxson. Estará disponível conteúdo de 13 canais. Entre eles, o Fox Sports e o Playboy TV. O cliente escolhe o programa e o assiste no momento em que quiser, e pode pagar uma assinatura mensal ou por vídeo, que fica disponível 2 ou 3 dias. O serviço está disponível para outros assinantes de banda larga, mas os clientes do BrTurbo têm desconto. A expectativa é conquistar 75 mil clientes, no serviço via PC, em 12 meses. Ainda não existe uma projeção de assinantes para o vídeo sob demanda na TV.

Informação: Sulrádio/ AESP


Rádio AGERT

Estado anuncia investimento privado de R$ 24 bilhões, com geração de 12 mil empregos nas obras

O governador Eduardo Leite falou do protocolo de intenções com a empresa chilena CPMC para a instalação de uma nova planta industrial de produção de celulose na Barra do Ribeiro. Obras de construção do empreendimento deverão gerar 12 mil empregos. 

18 hospitais de referência vão suspender o atendimento eletivo aos segurados do IPE Saúde a partir do dia 6 de maio

O diretor geral da Santa Casa, Júlio Matos, informou que a suspensão vai impactar em mais de 25 mil pacientes que possuem procedimentos eletivos já agendados a partir do dia 6 de maio, como cirurgias, exames, consultas e prcedimentos.  

Vice-presidente do TRE-RS destaca datas importantes calendário da Justiça Eleitoral em maio

O vice-presidente do TRE-RS e Corregedor Eleitoral, desembargador Voltaire de Lima Moraes, participou do Seminário do SindiRádio-RS. Ele falou para a Rádio Agert sobre o evento e as datas relevantes do calendário eleitoral em maio.