País enfrenta em 2005 encruzilhada no setor de comunicação social

O ano que se inicia verá o confronto direto entre dois conceitos de desenvolvimento para o audiovisual: um deles, do Ministério das Comunicações, quer manter os atuais princípios de distribuição de recursos na transição para uma plataforma digitalizada; o outro, do Ministério da Cultura, aposta no modelo de agências reguladoras para ampliar o acesso aos meios. Esta é a matéria de Maurício Hashizume para a Agência Carta Maior.


Entre tantas previsões para 2005, pelo menos uma pode ser dada como certa: o ano que se inicia entrará para a história do setor de comunicação social, considerado fundamental para o futuro de qualquer país. Em 2004, discussões sobre o papel do Estado no tratamento das questões relacionadas à área, em especial pela histeria da chamada grande imprensa no tocante às propostas de criação do Conselho Federal de Jornalismo (CFJ) e da Agência Nacional de Cinema e do Audiovisual (Ancinav), povoaram as rodas de conversa. Mas o ponto nevrálgico da polêmica continua sendo negligenciado.

Enviado ao Congresso Nacional pelo Poder Executivo, o controverso projeto de lei do CFJ - que previa a instalação de um órgão de amplitude nacional para disciplinar a atividade dos profissionais da área de Jornalismo - não resistiu ao bombardeio de críticas e desmoronou na mão dos parlamentares.

A pedra colocada sobre o CFJ, entretanto, não possui ligação direta, ao contrário do que muita gente bem intencionada tem defendido, com a escolha-chave para a construção de um país diferente que está no núcleo da idéia da Ancinav. Quando o ano de 2005 chegar ao fim, poderemos comemorar avanços ou lamentar o triunfo de resistências históricas que determinam um sistema marcado pela longevidade do oligopólio da mídia que concentra dinheiro, poder de influência e privilégios.

Leia a reportagem na íntegra no site da Agência Carta Maior.

Informação: Sindicato dos Jornalistas RS/ Agência Carta Maior


Rádio AGERT

Dívida do Estado e recursos para saúde são preocupações do pré-candidato do PSDB ao governo do Estado

O ex-prefeito de Guaíba, ex-presidente da Granpal, pré-candidato do PSDB ao governo do Estado, Marcelo Maranata, foi o palestrante do Tá Na Mesa da Federasul. Ele falou que o pagamento da dívida do Estado e os recursos para a saúde são focos principais da sua gestão caso seja eleito.

Delegada da Mulher faz balanço dos casos de feminicídios este ano

A delegada Thais Dias Dequech, titular da primeira Delegacia Especializada no Atendimeno à Mulher de Porto Alegre, realizou palestra na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) sobre as causas culturais do feminicídio. 

Brigada Militar recebe 30 viaturas para policiamento em 22 municípios

O governador Eduardo Leite destacou a renovação da frota da corporação que já vem ocorrendo. Já o comandante da Brigada Militar, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, afirmou que os veículos novos são importantes para a melhoria do policiamento.