TV DIGITAL MUDARÁ MANEIRA DE MEDIR IBOPE

A TV digital transformará a maneira de medir audiência televisiva. O próprio faturamento publicitário das atrações sofrerá mudanças. Projeções com públicos restritos apontam quem ganhará telespectadores (séries e novelas) e quem perderá (telejornais) por conta da digitalização dos canais.

O Ibope está desenvolvendo um aparelho para descobrir não apenas a emissora sintonizada, como faz hoje, mas também o conteúdo digital que está sendo consumido seja qual for a grade de programação. Isso porque a TV digital chega com a promessa de, assim como nos EUA, oferecer autoprogramação, na qual o usuário pode escolher a hora em que verá determinado programa.

A audiência de TV aberta no Brasil é medida hoje pelo DIB 4, um aparelho que é instalado na residência dos espectadores para revelar os canais sintonizados. Já o novo aparelho, DIB 6, vai monitorar conteúdo - também de internet, celular e rádio. Ele pode identificar um programa em segundos, minutos ou horas depois de ter sido transmitido e atribuir audiência.

Segundo projeções, a opção de armazenar e escolher a que hora assistir determinado programa (autoprogramação) favorece a audiência de séries e novelas. Uma pesquisa divulgada pela SKY em junho último sobre o hábito dos usuários de DVR -gravador de vídeo digital- revelou que 41% dos assinantes preferem assistir apenas ao que eles mesmos gravam. Ou seja, quase metade dos usuários não acompanha mais a TV "ao vivo", na ordem em que a programação é oferecida pelas emissoras.

A autoprogramação ainda permitirá que, manualmente, o telespectador evite comerciais. De acordo com especialistas, os jornalísticos serão os produtos mais prejudicados caso o "corte" do intervalo pegue no Brasil. Para se manterem rentáveis, os programas devem inserir ainda mais merchandising (introduções "sutis" de produtos na transmissão) durante a atração ou recorrer a patrocínios. Os telejornais, em tese, não podem incluir ofertas deste tipo em suas notícias, com perigo de perderem a suposta independência editorial.


Rádio AGERT

Seminário Campo das Ideias reuniu produtores rurais de mais de 100 municípios

O superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, entidade promotora do evento,  destacou os temas que foram debatidos todos voltados para o produtor rural. Disse que terá nova edição em 2026, com data ainda a ser definida.

Banrisul comemora 97 anos e lança novo APP e Site do banco

O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, destacou os 97 anos da instituição comemorados nesta sexta-feira (12/09). Anunciou também a reformulação no aplicativo e do site do banco. Disse que a instituição está investindo R$ 400 milhões em tecnologia. 

Vale do Taquari ainda enfrenta dificuldades na infraestrutura e habitação depois das enchentes

O presidente da CIC Vale do Taquari, Ângelo Fontana, foi um dos palestrantes do Tá Na Mesa, da Federasul. Ele falou como está a região afetada por duas enchentes nos últimos anos.