RÁDIO GAÚCHA CHEGA TAMBÉM À FM

Com a estréia no FM, os ouvintes ganham mais uma alternativa para acompanhar a programação e as coberturas jornalísticas e esportivas da emissora. A partir desta terça-feira, 13, a Rádio Metrô FM (91,3 MHz) deixará de transmitir a programação. Segundo a assessoria de imprensa do grupo, a decisão é baseada nos resultados de pesquisas que apontaram a Rádio Metrô FM e a Rádio Cidade FM (92,1 MHz) como emissoras voltadas ao mesmo segmento de público. Desta forma, a Rádio Cidade incorpora os principais programas, eventos e comunicadores da Metrô.

O dial local está passando por uma série de alterações, propostas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pelo Grupo RBS e pela Transamérica Hits de Glorinha. A agência acatou as solicitações e, desta forma, a freqüência fica reorganizada da seguinte maneira: a Atlântida migra de 94.1 FM para 94.3 FM; a Transamérica Hits de Glorinha de 89.9 FM para 91.5 FM. Já a Metrô que opera em 91.3 FM migrará no próximo dia 13 para a estação FM 93.7. O canal passará a transmitir o sinal da Gaúcha AM 600. Todas estas trocas serão validadas a partir desta terça-feira.

O engenheiro eletrônico Higino Germani, que atua como consultor, avalia as mudanças nas freqüências como questões puramente técnicas. “Esta reorganização nas freqüências vai beneficiar as emissoras, viabilizando o aumentando da potência e evitando interferências”, explica. Segundo Higino, a permissão dada pelo governo, através da Anatel, não é ‘amarrada’ a uma determinada freqüência, ou seja, pode ser alterada de acordo com o interesse técnico. Isto explica o fato de a programação da Rádio Gaúcha passar a ser transmitida em FM, no lugar da Metrô, mesmo que em outro dial.

O público continuará podendo ouvir a Gaúcha em AM, nos 600 KHz, nas freqüências de ondas curtas de 11915 kHz e 6020 kHz, e pela Rede Gaúcha SAT - que transmite para 145 afiliadas, em nove estados brasileiros. A rádio também é acessível pela NET Digital, canal 351, pela Sky, canal 407, e pela Internet em www.radiogaucha.com.br.


Rádio AGERT

Presidente da OCERGS faz balanço do setor em 2025 e projeta o próximo ano

O presidente da Ocergs, Darci Hartmann, disse que o ano foi desafiador para o cooperativismo agropecuário. Falou também do impacto da Reforma Tributária para o agronegócio.

Presidente reeleito da Febrac destaca os desafios da nova gestão

O presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadres de Animais de Raça (Febrac), Marcos Tang, foi reeleito para o biênio 2026-2027 no comando da entidade. Ele falou para a Rádio Afert os desafios da sua nova gestão. 

"Não tem espaço para uma terceira via na sucessão presidencial", diz analista político e professor do Insper

A CDL Porto Alegre promove nesta quinta-feira, no Instituto Caldeira, o evento Cenários 2026 - projetando tendências que inspiram o Futuro do Seu Negócio. Um dos palestrantes será o professor do Insper e analista político Carlos Melo. Ele falou para a Rádio Agrt sobre a sucessão presidencial, dificuldades na renovação no Congresso Nacional e por que o PT nunca venceu eleição para governador de São Paulo.