A informação que circula nos bastidores do Congresso Nacional de que o projeto de criação do Conselho Federal de Jornalismo será rejeitado na Câmara dos Deputados é vista pela Federação Nacional de Jornalistas como mais um boato. O presidente da Fenaj, Sérgio Murillo de Andrade, disse ao Comunique-se achar estranho haver qualquer movimentação entre os deputados se a própria Câmara marcou para o próximo dia 09/11 a primeira audiência pública na sua Comissão de Trabalho para tratar do projeto.
Na edição desta sexta-feira (05/11) de O Globo, a colunista Tereza Cruvinel afirma que o presidente da Câmara, João Paulo Cunha, acertou com líderes aliados e da oposição a votação e rejeição do projeto, como acordo para destravar a pauta da Casa. "Esta foi uma exigência dos líderes do PFL, José Carlos Aleluia, e do PSDB, Alberto Goldman, para suspender a obstrução. Um relator será nomeado na hora e dará parecer contrário", escreveu a colunista.
"Este projeto nasceu morto, tendo servido apenas para inspirar as informações, sem lastro concreto, de que o governo Lula tem pendores autoritários. Seu arquivamento permitirá a votação de matérias muito mais urgentes e importantes", teria dito João Paulo.
"Seria um desrespeito haver qualquer discussão sobre o assunto pelas costas", comentou o presidente da Fenaj. Para Andrade, os boatos são plantados por grandes empresas de Comunicação, que "não têm interesse nem de discutir o projeto".
Informação: Sulrádio/ Comunique-se

