Em Assembléia Geral Extraordinária, realizada na manhã dessa terça-feira, 14 de dezembro, os associados da AGERT, sob o comando do presidente Afonso Antunes da Motta, deliberaram sobre as alterações no estatuto da entidade.
O Vice-Presidente Jurídico, Cláudio Brito, foi o relator da assembléia e o Assessor Jurídico e presidente do Conselho Consultivo, Gildo Milman, o revisor.
O ponto de correção gramatical e técnica legislativa e atualização aos dispositivos do novo Código Civil foram aprovados por unanimidade pelas 67 emissoras que estavam representadas.
A criação de duas novas vice-presidências, de Tecnologia e Informática e Vale do Jacuí, e a não obrigatoriedade da realização do Seminário Internacional e de eventos regionais convocados por vice-presidentes, propostas pelo Vice-Presidente de Eventos, Cláudio Zappe, também foram aceitos por todos os presentes.
A proposta do Vice-Presidente Técnico e Normas, Osébio Borguetti, da não limitação de representação por procuração não foi aceita. De acordo com Gildo Milman, não se pode determinar a decisão na mão de poucos, por isso é necessário que a redação do artigo permaneça como estava, limitando a representação em três emissoras por radiodifusor. A proposta de não realização da eleição da nova diretoria no Congresso da AGERT, feita por Zappe, também não foi aceita.
A supressão da exigência de impasse para a AGERT comercializar foi o ponto mais polêmico da assembléia, que acabou sendo aceito por 45 votos favoráveis a alteração.
As propostas elaboradas pelo Vice-Presidente de Relações Governamentais, Roberto Cervo, de eliminação da categoria de sócios cooperadores pela supressão do art. 5° e a da inclusão de restrição aos sócios cooperadores para participarem da diretoria foram aprovadas.
Após a assembléia será feito um relatório e uma revisão que estará, em breve, disponível no site da AGERT para que os associados possam analisar e fazer possíveis propostas de modificação. As alterações estatutárias deverão valer a partir da próxima gestão
Informação: AGERT
Crédito foto: Ana Lúcia Morellato

