Na solenidade de abertura do 18 Congresso Gaúcho de Rádio e TV, o presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV – AGERT, Afonso Motta, falou da responsabilidade das emissoras de rádio e tv do país, em especial do Rio Grande do Sul, com a qualidade dos conteúdos expostos.
Para o presidente da AGERT, o papel dos veículos de comunicação está cada vez mais indispensável para a sociedade atual, apesar de algumas dificuldades enfrentadas pelo setor. “ Mesmo com a falta de incentivos e com o surgimento das emissoras piratas, o rádio e a tv vêm se convertendo em agências não só de entretenimento, mas também de atendimento às necessidades da população”, destacou Afonso Motta.
O presidente da comissão organizadora do evento, Antônio Donádio, fez uma retrospectiva da organização do Congresso, salientando a importância da ajuda de toda a comissão. “Superar as expectativas dos nossos congressistas é o nosso principal objetivo, desde aspectos operacionais até o mais importante, que é o conteúdo do programa do Congresso Gestão qualificada: o futuro mais perto de você”, discursou Donádio.
A abertura do evento contou com a participação do governador do RS, Germano Rigotto, que falou da importância do rádio e TV como agentes do desenvolvimento do RS. Ele destacou que ainda há muito o que avançar no Brasil tanto na liberdade econômica quanto na liberdade de imprensa. Além disso, criticou duramente a sugestão da criação do Conselho Nacional de Jornalismo. “Foi a liberdade de expressão, o espaço da livre imprensa, num contexto de liberdades políticas, que colocou no seu devido lugar a desastrada idéia", declarou.


