Brasil e Japão assinam memorando de TV digital

O ministro das Relações Exteriores do Brasil e o premiê do Japão, Celso Amorim e Junichiro Koizumi, assinaram, no dia 13 de abril, um memorando pelo qual os governos dos dois países se comprometem a trabalhar juntos pela adoção do sistema de transmissão de TV digital no Brasil. Segundo o documento, o sistema adotaria a modulação japonesa, incorporando avanços tecnológicos brasileiros. O Brasil não pagaria royalties pelo uso da tecnologia e os japoneses treinariam pessoal, compartilhariam informações e financiariam a mudança do sistema. A instalação de uma fábrica de semicondutores no Brasil, a principal exigência do governo brasileiro, está em negociação.

Mas a assinatura do memorando ainda não significa que o Brasil tenha optado pelo sistema japonês, e os modelos americano e europeu ainda estão no páreo. O diretor-executivo da Philips na América Latina, Walter Duran, não se dá por vencido. Ele, que integra a coalizão DVB (defensora do padrão europeu), disse que o memorando é superficial. “Não considero que a questão esteja definida”, afirmou Duran, acrescentando que cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomar e anunciar essa decisão.

(*Colaborou Flávio Nishimori/IPC Japan e Agências Internacionais)




Informação: Abert/ Telecomunicações - Jornal Nippo-Brasil


Rádio AGERT

Cresce a importância do Consumidor 60 mais no varejo

O assessor de Relações Governamentais do SIndilojas Porto Alegre, Victor Pires, detalhou o guia Geração Prateada - Como o Consumidor 60 mais consome, o que ele busca e como vender para ele. Ele ressaltou que no RS, há mais pessoas nessa faixa de idade do que crianças de 0 a 14 anos.

Secretário Judiciário do TRE-RS diz quais os cuidados que as emissoras de rádio e TV devem ter no período eleitoral

O secretário Judiciário do TRE-RS, Rogério da Silva de Vargas, falou quais os cuidados que as emissoras de Rádio e TV devem ter no período eleitoral. Destacou que no dia 28 de agosto começa o horário político nas emissoras.

Vice-presidente do TRE-RS destaca a relevância da Campanha pelo Incentivo ao Voto e Combate a Abstenção

O vice-presidente do TRE e Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard, participou em Passo Fundo do lançamento da Campanha de Incentivo ao Voto e Combate a Abastenção.