Brasil e Japão assinam memorando de TV digital

O ministro das Relações Exteriores do Brasil e o premiê do Japão, Celso Amorim e Junichiro Koizumi, assinaram, no dia 13 de abril, um memorando pelo qual os governos dos dois países se comprometem a trabalhar juntos pela adoção do sistema de transmissão de TV digital no Brasil. Segundo o documento, o sistema adotaria a modulação japonesa, incorporando avanços tecnológicos brasileiros. O Brasil não pagaria royalties pelo uso da tecnologia e os japoneses treinariam pessoal, compartilhariam informações e financiariam a mudança do sistema. A instalação de uma fábrica de semicondutores no Brasil, a principal exigência do governo brasileiro, está em negociação.

Mas a assinatura do memorando ainda não significa que o Brasil tenha optado pelo sistema japonês, e os modelos americano e europeu ainda estão no páreo. O diretor-executivo da Philips na América Latina, Walter Duran, não se dá por vencido. Ele, que integra a coalizão DVB (defensora do padrão europeu), disse que o memorando é superficial. “Não considero que a questão esteja definida”, afirmou Duran, acrescentando que cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomar e anunciar essa decisão.

(*Colaborou Flávio Nishimori/IPC Japan e Agências Internacionais)




Informação: Abert/ Telecomunicações - Jornal Nippo-Brasil


Rádio AGERT

Futuro do PDT será definido até dezembro garante o presidente estadual do partido

O presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, analisou o resultado da Convenção Nacional do partido, que delegou à Executiva Nacional o poder de avançar com as negociações para o processo de federação, fusão ou incorporação partidária. Ele ressaltou que lideranças do partido já estão sendo assediadas por outros partidos.

Federasul comemora 99 anos em defesa do empreendedorismo e democracia

O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, destacou os 99 anos da entidade empresarial multisetorial que defende o empreendedorismo e a a democracia. Ele defendeu o resgate das instituições de Estado. Também projetou a economia para 2027.

Futuro Chefe da Casa Civil vai trabalhar para ampliar a base do governo Zucco na Assembleia

O futuro chefe da Casa Civil, Leandro Sonne, falou que vai conversar com as bancadas do MDB, PSD e PSDB para buscar o apoio ao governo Zucco na Assembleia Legislativa. Disse que trabalha para ter uma base entre 35 e 40 deputados no parlamento estadual.