Hélio Costa justifica escolha de padrão japonês por ser

Aline Bravim
Da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Comunicações, Hélio Costa, justificou novamente que a escolha do padrão japonês para a TV digital no Brasil levou em conta o conceito de gratuidade, o que, segundo ele, não seria possível com os sistemas europeu e norte-americano. Costa disse que o padrão japonês é o que mais se encaixa com as "necessidades brasileiras".

"Nós queremos que a televisão aqui seja aberta, e chegue a todos os brasileiros, em todos os lares, desta forma gratuita. Então não dá para usar o sistema europeu, nem o americano", ressaltou. O sistema europeu precisaria de pagamento à companhia telefônica para receber TV móvel no celular. Já o sistema americano, de acordo com o ministro, nem possui essa mobilidade, nem a portabilidade no celular.

O prazo máximo de instalação do sistema é de dez anos. Contudo, o processo de digitalização já começou. A captação e edição da imagem já são digitalizadas, falta apenas digitalizar a transmissão, mas, segundo o ministro, as empresas já estão preparadas para isso. "Acho que estamos falando de dois, três anos para que as principais redes estejam todas trabalhando no sistema", explica.






Informação: Agência Brasil


Rádio AGERT

Futuro do PDT será definido até dezembro garante o presidente estadual do partido

O presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, analisou o resultado da Convenção Nacional do partido, que delegou à Executiva Nacional o poder de avançar com as negociações para o processo de federação, fusão ou incorporação partidária. Ele ressaltou que lideranças do partido já estão sendo assediadas por outros partidos.

Federasul comemora 99 anos em defesa do empreendedorismo e democracia

O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, destacou os 99 anos da entidade empresarial multisetorial que defende o empreendedorismo e a a democracia. Ele defendeu o resgate das instituições de Estado. Também projetou a economia para 2027.

Futuro Chefe da Casa Civil vai trabalhar para ampliar a base do governo Zucco na Assembleia

O futuro chefe da Casa Civil, Leandro Sonne, falou que vai conversar com as bancadas do MDB, PSD e PSDB para buscar o apoio ao governo Zucco na Assembleia Legislativa. Disse que trabalha para ter uma base entre 35 e 40 deputados no parlamento estadual.