Ceitec será pioneiro no desenvolvimento de chip para TV digital

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre - O Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitc) do Rio Grande do Sul será pioneiro no desenvolvimento de chip comercial para TV digital do Brasil. A instituição assinou nesta quinta-feira (31), em Porto Alegre, o Protocolo de Intenções com a RF Telavo e a Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) para trabalhar com a nova tecnologia que será utilizado nos equipamentos transmissores das imagens das emissoras e retransmissoras. O documento dá início ao circuito integrado para a implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD).
O diretor presidente do centro, Sérgio Dias, anunciou que as primeiras unidades desenvolvidas - que ficarão localizadas nas emissoras e retransmissoras - deverão estar em funcionamento em junho de 2007.

Segundo Dias, com o projeto, o país começa a desenvolver, montar e vender tecnologias, antes importadas, agregando propriedade intelectual. “O projeto é importante porque mudará a cultura que temos hoje de que toda a tecnologia (projeto, estruturação e fabricação) tem que ser feita fora do Brasil”.

O diretor presidente da RF Telavo, Jakson Sosa, destacou que o Rio Grande do Sul desponta como pioneiro num processo que envolve a propriedade intelectual - representada pela PUCRS; a indústria de semicondutores - representada pelo Ceitec, e toda a indústria brasileira”. “O programa insere definitivamente o país num mercado altamente promissor”, afirmou.

Estruturado e coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, o Ceitec nasceu da necessidade de inserir o país no desenvolvimento de tecnologias com base na microeletrônica, visando mudar o quadro de dependência externa nesta área, de acordo com o Plano Nacional de Microeletrônica.





Informação: Agência Brasil


Rádio AGERT

Indefinições sobre os efeitos do El Niño debatidas na Federasul

O presidente da Brasoja, Antonio Sartori, foi um dos palestrantes do Tá Na Mesa, que debateu o El Niño, o Agro, As Cidades e os Governos. Ele fez um relato da sua viagem ao Peru para saber mais sobre o El Niño. 

Projeto que autoriza a subvenção dos combustíveis será enviado pelo Estado ao parlamento estadual

O deputado Frederico Antunes, líder do governo da Assembleia Legislativa, informou que o governo do Estado deve enviar nos próximos dias o projeto de lei que autoriza a subvenção dos combustíveis. Ele abordou também sua pré-candidatura ao Senado. 

PSDB confirma Cláudio Diaz como candidato a vice-governador do Estado

O presidente estadual do PSDB e presidente da Câmara Municipal de Porto Alege, Moíses Barboza, confirmou o nome de Cláudio Diaz como candidato a vice na chapa liderada por Marcelo Maranata. Partido concorrerá em federação com o Cidadania.