O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, afirmou que a comunicação no serviço público se distingue da comunicação feita pelo mercado porque não busca ampliar o patrimônio de empresas ou de grupos econômicos. Aldo ressaltou que a comunicação no serviço público não pode estar, portanto, subordinada aos limites impostos pelo mercado à comunicação e ao jornalismo. Diferentemente, deve ter como base a busca do interesse público, pela impessoalidade e pela publicidade.
Na abertura do 6º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público, Aldo lembrou que a Câmara tem instrumentos importantes, como o Jornal da Câmara, a Agência, a TV e a Rádio Câmara, que têm a responsabilidade de oferecer à população brasileira informações sobre a instituição, cujos integrantes são todos eleitos pelo povo.
"Só com a ampliação e o fortalecimento da vida democrática do País, da participação do povo também de forma direta, é que podemos consolidar a comunicação no serviço público como elemento a serviço da democracia, do interesse da população e do interesse do País."
Aldo também citou o papel da imprensa para a vida democrática e a função da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) na preservação da memória da imprensa nacional e na valorização da liberdade de imprensa. Ele ressaltou que a ABI nunca perdeu a confiança e a fé na liberdade de imprensa e, portanto, no povo brasileiro e no Brasil.
O congresso prossegue no auditório Nereu Ramos, na Câmara.
Informação: Agência Câmara


