A Vigilância Sanitária de Porto Alegre alerta que nenhum procedimento deve ser cancelado nos hospitais da Capital em virtude da presença da bactéria que preocupa médicos e gestores da saúde na cidade. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, a farmacêutica Andreza Martins, da equipe da Vigilância em Saúde da secretaria de Saúde da Capital, explicou que não há motivo para alteração na rotina, pois a Acinetobacter está sob controle dos serviços de saúde. Andreza explica que a presença dessa bactéria nas UTIs não é de hoje:
— Estes acontecimentos têm aumentado em todo o mundo nos últimos anos.
Desde maio do ano passado, segundo a farmacêutica, a Saúde do município está trabalhando, com grupo de hospitais, controles de infecção para definir rotinas e normas para controlar a situação. Um manual foi distribuído para todos os hospitais da Capital, e alguns do interior do Estado.
Andreza afirma que o microorganismo afeta quem está com a imunidade baixa. Entretanto, conforme a farmacêutica, não há como comprovar que as 27 mortes do Hospital Conceição foram provocadas pela bactéria:
— Eram pacientes debilitados por outras doenças.
Fonte: Zerohora.com

