IX CONGRESSO MINEIRO DE RADIODIFUSÃO DEBATEU ELEIÇÕES

O que pode e o que não pode ser divulgado no período eleitoral foi tema do Seminário “Eleições 2008”, no IX Congresso Mineiro de Radiodifusão, que aconteceu de segunda (26) à quarta-feira (28), no Dayrell Minas Hotel. O Congresso foi realizado pela Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) e fez parte das comemorações dos 40 anos da entidade.

O seminário teve as presenças do consultor da ABERT, Oscar Luiz Piconez; do promotor e coordenador do Centro de Apoio Operacional e Eleitoral, Edson Resende de Castro; da diretora geral do Tribunal Regional, Elizabeth Resende Barra e do assessor jurídico da ABERT, Rodolfo Machado Moura. O mote do Seminário foi a importância do radiodifusor se manter isento durante a divulgação de matérias, debates, spots e enquetes que envolvam as eleições municipais deste ano.

Primeiro palestrante a discursar, Luiz Piconez ressaltou a importância da apuração das notícias com o intuito de evitar que os radiodifusores sejam punidos com multas pelo Tribunal Regional Eleitoral. As multas variam de R$21 mil a R$106 mil. Este valor pode ser até duplicado em caso de reincidência. “O mesmo tratamento dispensado a um candidato deve ser dado ao outro”, afirma Luiz Piconez.

Rodolfo Machado Moura ressaltou que os radiodifusores devem estar atentos à veiculação de pesquisas eleitorais e promoção de debates. Além disso, o assessor da ABERT enfatizou que as emissoras devem procurar dar um tratamento homogêneo aos candidatos. “Os radiodifusores devem tomar cuidado com os conteúdos veiculados em seus sites, em propagandas veiculadas na emissora e em debates com os candidatos”, reiterou.

A propaganda eleitoral gratuita foi outro importante tema abordado no Seminário. Edson Resende, promotor e coordenador do Centro de Apoio Operacional e Eleitoral, exemplificou como os radiodifusores devem proceder com relação à propaganda eleitoral gratuita. Segundo Edson Resende, a propaganda deve ser transmitida pelas emissoras de rádio e tv que operam em VHS e UHF, além de canais por assinatura. No período pré-eleitoral, 47 dias antes das eleições, a propaganda deve começar a ser transmitida em horário pré-determinado pelo TSE.


Fonte: Amirt


Rádio AGERT

Futuro do PDT será definido até dezembro garante o presidente estadual do partido

O presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, analisou o resultado da Convenção Nacional do partido, que delegou à Executiva Nacional o poder de avançar com as negociações para o processo de federação, fusão ou incorporação partidária. Ele ressaltou que lideranças do partido já estão sendo assediadas por outros partidos.

Federasul comemora 99 anos em defesa do empreendedorismo e democracia

O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, destacou os 99 anos da entidade empresarial multisetorial que defende o empreendedorismo e a a democracia. Ele defendeu o resgate das instituições de Estado. Também projetou a economia para 2027.

Futuro Chefe da Casa Civil vai trabalhar para ampliar a base do governo Zucco na Assembleia

O futuro chefe da Casa Civil, Leandro Sonne, falou que vai conversar com as bancadas do MDB, PSD e PSDB para buscar o apoio ao governo Zucco na Assembleia Legislativa. Disse que trabalha para ter uma base entre 35 e 40 deputados no parlamento estadual.