As pessoas que buscarem uma auto-escola para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no próximo ano poderão pagar mais caro para fazer os cursos teórico e prático. Isso porque o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estuda alterar a Resolução 168/2004, que estabelece 30 horas-aula para o exame teórico e 15 horas-aula para o prático.
Acredita-se que uma das mudanças seria na carga horária dos cursos teórico e prático, que passariam de 30 para 45 horas-aula, e de 15 para 20 horas-aula, respectivamente.
Com isso, o preço dos cursos deve aumentar. "Caso a mudança seja feita, com certeza o preço aumentaria. Entre outras coisas, isso demandaria mais professores", explica o presidente do Sindicato das Auto Moto Escolas e Centro de Formação de Condutores no Estado de São Paulo, José Guedes Pereira. A decisão do órgão deve ser feita até o fim deste ano.
Guedes estima que somente para os cursos de teoria, o aumento seria de, no mínimo, R$ 45. Mas, ele considera que se o aumento ocorre para melhorar a formação do condutor, não há o que discutir. "Não se pode ficar pensando só em valores. Hoje só se pode habilitar quem está preparado para dirigir", considera.
Mudanças necessárias
O presidente do sindicato acredita que aumentar a carga horária é necessário no curso teórico, principalmente para incluir, no conteúdo, questões que não eram abordadas antes.
"Com 30 horas de duração não há nada sobre veículos de duas rodas, e isso é fundamental hoje, devido ao alto número de acidentes, independente se a pessoa vai tirar carta para moto. Inclusive a Lei Seca tem que fazer parte do conteúdo", afirma.
Já no caso das aulas práticas, Guedes considera que 15 horas não preparam uma pessoa para enfrentar o trânsito, mas acredita que o aumento deveria ser feito somente para aquelas pessoas que, mesmo sem estar preparadas, insistem em fazer o exame, e são reprovadas. Para ele, deveria ser estipulado um número de horas a mais somente para quem não passa no exame.

