MINISTÉRIO AMPLIA PRAZO PARA TESTES DE RÁDIO DIGITAL

O Ministério das Comunicações prorrogou por 60 dias a realização de testes com sistemas de rádio digital. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou a portaria, publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União. A idéia é concluir os testes até 17 de janeiro de 2010.

“O governo está avaliando os dois modelos consagrados no exterior: americano (In band on channel, o IBOC) e europeu (Digital Radio Mondiale, o DRM). Esperamos dar o grande salto da modernidade com a implantação do rádio digital em 2010”, afirma.

Hélio Costa lembra que o rádio tem 80 anos desde que foi lançado e é basicamente a mesma tecnologia. “A inovação do rádio digital é que ele vem com um som absolutamente puro, em 5 canais, tem espaço para multiplicar os canais, principalmente nos lugares onde não se dispõe mais de espectro, como é o caso específico de algumas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”, diz Hélio Costa.

Para realização de testes e avaliações com os sistemas de rádio digital, o ministério publicou em maio um aviso de chamamento público, dando prazo de seis meses para a realização de experimentos. Com a publicação da nova portaria, ampliando o prazo para mais 60 dias, nesta quinta-feira, o governo quer avaliar os resultados.

De acordo com Hélio Costa, a definição da rádio digital trará inúmeras vantagens ao ouvinte, por conta da melhor qualidade da transmissão. Ele lembrou que a tecnologia permitirá às emissoras levar ao ar simultaneamente vários programas na mesma frequência. “É fundamental para o Brasil termos o sistema de rádio digital em ondas curtas. Ele pode até substituir as transmissões via satélite”, prevê o ministro.

Fonte: Ministério das Comunicações


Rádio AGERT

Quinta Edição da Cidade da Advocacia inicia nesta terça (04/08) com 35 mil inscritos

O presidente da OAB gaúcha, Leonardo Lamachia, informou que o evento ocorre de 4 a 8 de agosto, no Cais Embarcadeiro, em Porto Alegre. As inscrições são gratuitas para os advogados gaúchos. Iniciativa será o maior evento jurídico da América Latina.

BRDE lança linhas de crédito para novos projetos de inovação e desenvolvimento do turismo gaúcho

O Superintendente Regional do BRDE, Maurício Mocelin, detalhou as iniciativas que vão disponibilizar R$ 500 milhões, com juros em torno de 10% ao ano.

Valor de referência para o litro do leite terá um reajuste de 2,98% em julho

O coordenador do Conseleite, Kaliton Prestes, informou que o valor de referência para o litro do leite em julho é de 2,5005, com um reajuste de 2,98 em relação ao mês anterior.